A deriva genética atua principalmente em populações pequenas e pode ocorrer de duas maneiras: Efeito gargalo: Acontece quando o tamanho da população reduz-se drasticamente em uma geração. Essa diminuição pode ocorrer em razão de eventos naturais, como secas, terremotos e inundações.
A reprodução Sexuada garante uma maior variabilidade genética (Variação dos seres) devido a ocorrência do crossing over durante a meiose, o qual consiste nas mudanças do material genético. Quando a reprodução ocorre de forma Assexuada, isso não ocorre.
A meiose é um dos principais factores de variabilidade genética, através da combinação da informação contida nos cromossomas homólogos existentes nas células que sofrem este processo, permitindo a produção de células geneticamente diferentes entre si e com metade do número de cromossomas da célula inicial.
Resposta. A reprodução que favorece a variabilidade genetica é justamente aquele em que há troca de material genético: a reprodução sexuada. Porque durante a fecundação dos gametas há uma mistura do gameta masculino e feminino, o que resultará em um descendente fértil e que apresenta essa variabilidade genética.
Resposta. Resposta: A estaquia/estacaria é um método de reprodução assexuada de plantas, que consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, desenvolvem-se em novas plantas.