Ao final deste artigo conclui-se que existem três grandes correntes que influenciaram a moderna administração, sendo uma delas a família, a outra a organização da Igreja Católica e por fim as Organizações Militares em geral.
Inicialmente a administração recebeu as influências das teorias de diversos filósofos. ... Sua influência está diretamente ligada aos princípios da administração, como a divisão do trabalho, da ordem, do controle etc. Jean-Jacques Rousseau desenvolveu a teoria do Contrato Social onde O Estado surge por acordo de vontades.
Desde a antiguidade, a administração recebe influência da filosofia. De acordo com o ponto de vista do filósofo Sócrates (470 a.c.-399 a.c.) em relação a administração é que seria uma habilidade pessoal separada a experiência e o conhecimento técnico.
A Organização Militar influenciou enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. ... Uma outra contribuição da organização militar é o princípio de direção por meio do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e daquilo que ele deve fazer.
A administração moderna veio em resposta a consequências da revolução industrial, são elas: - Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. ... Tal fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento.
Em uma sociedade fragmentada, a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.
A igreja não influenciou apenas a cultura, a crença dos brasileiros. Ela também esteve presente em momentos importantes da história do país, desde a chegada dos portugueses, passando por revoluções, ditaduras, até os dias de hoje. ... Sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças.
Explicação: Você já se perguntou por que a maioria das cidades brasileiras foi construída em volta de uma igreja? ... A presença da Igreja Católica começou a se intensificar a partir de 1549 com a chegada dos jesuítas da Companhia de Jesus, que formaram vilas e cidades, cujo caso mais célebre é a cidade de São Paulo.
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. ... Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares.