O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
Descentralização urbana Outro desafio bastante comum em cidades mais populosas é a necessidade de deslocamento dos moradores para resolver assuntos do dia a dia. Nem todo mundo consegue trabalhar ou estudar perto de casa, sem falar em questões de lazer, entre outras mais esporádicas.
Além dos problemas com educação, saúde e segurança, a mobilidade, a sustentabilidade e a sociodiversidade são os três temas que começam a se tornar essenciais para qualquer cidade no mundo, segundo Jaime Lerner, arquiteto e urbanista especialista em mobilidade sustentável.
Os grandes desafios das cidades
Atualmente, a gestão de resíduos sólidos é um desafio para a política de desenvolvimento sustentável brasileira, pois o inadequado gerenciamento dos resíduos gera danos imediatos ao meio ambiente e à saúde da população, contribuindo assim para perdas econômicas do país.
Os ODS não são obrigatórios, mas trata-se de um comprometimento voluntário dos países para alcançar o desenvolvimento sustentável. As nações que adotaram os ODS terão a responsabilidade de acompanhar os progressos feitos pela implementação e fornecer meios para alcançarem esses objetivos.