Quais As Vantagens Do Processo De Fundiço?

Quais as vantagens do processo de fundiço

Você conhece as principais vantagens do processo de fundição e sabe por que ela vem ganhando cada vez mais espaço quando comparado a outros métodos de fabricação com metais?

As aplicações mais utilizadas nesse processo são: tubos, vasos de precisão, bombinadeira, camisa de cilindro de motores, e cilindro de laminação. (KIMINAME; CASTRO; OLIVEIRA, 2013).

Vantagens e Desvantagens da fundição

Como já mencionado, é de grande importância que a atividade de fabricação de peças por fundição seja realizada por profissionais qualificados na atividade e que tenha conhecimento do processo, para que seja feita a escolha devida do processo na fabricação da peça desejada. Faz necessário analisar cada processo e dentre eles os materiais adequados a cada processo para que seja alcançada a qualidade da peça fundida.

Ao usar cera para fazer padrões, a fundição por precisão também é chamada de "fundição por cera perdida". Fundição de revestimento geralmente se refere à fabricação de padrões em materiais fusíveis, cobrindo a superfície do padrão com várias camadas de materiais refratários e, em seguida, derretendo o padrão fora do invólucro do molde para obter um molde sem uma superfície de separação. Após o cozimento em alta temperatura pode ser esquema de fundição preenchido com areia. Como o padrão é amplamente feito de materiais cerosos, a fundição por precisão é freqüentemente referida como "fundição por cera perdida". Os tipos de ligas que podem ser produzidos por fundição de investimento são aço carbono, aço de liga, liga resistente ao calor, aço inoxidável, liga de precisão, liga de ímã permanente, liga de rolamento, liga de cobre, liga de alumínio, liga de titânio e ferro fundido nodular.

4.1 MODELAGEM

4.1 MODELAGEM

Esse método produz uma grande variedade de peças cilíndricas, e tem uma boa precisão dimensional, que chega a produzir até 50 peça/hora, com ótimo rendimento da liga por não ter canal de vazamento nem massalotes. É um procedimento de custo alto e tem limitações nas formas geométricas das peças. (KIMINAME; CASTRO; OLIVEIRA, 2013).

Esse é o tipo de processo com a qualidade maior e é aconselhado apenas para peças que não sejam muito complexas ou que tenham paredes de pouca espessura, normalmente pequenas. O processo consiste em derramar o metal líquido em um molde, que é permanente, usando apenas a ação da gravidade com ferramentas manuais ou que sejam parte de um sistema hidráulico.

Inspeção e qualidade do processo de fundição

É muito fácil desperdiçar matéria prima na fundição com erros no processo. Só que não é necessário que isso aconteça, dá para aumentar a produtividade das máquinas e diminuir o gasto para além do que seria considerado razoável. Para chegar nesse patamar, você precisa otimizar e controlar toda a gestão com estratégia e tecnologia.

A centrifugação ajuda a espalhar o metal fundido dentro do molde, preenchendo os detalhes da superfície atingida, garantindo uma macroestrutura praticamente livre de defeitos. (BALDAM; VIEIRA, 2014).

3.3 SOLIDIFICAÇÃO

3.3 SOLIDIFICAÇÃO

Esse método milenar que evoluiu com a humanidade permite a fabricação de peças únicas ou em série em diversos tamanhos e nas mais variadas formas, e tem o relevante fato de que é o método mais econômico de se produzir uma vasta gama de componentes metálicos, podendo dar origem a peças no seu estado final ou não, precisando passar por alguns processos de conformação mecânica. (BALDAM; VIEIRA, 2014).

De acordo com Baldam e Vieira (2014, p. 35) “várias são as formas de se obter barras e placas fundidas (lingotadas) continuamente”. Em produção por tonelada a de aço é inabalável, por mais que existam inúmeras configurações de equipamento de lingotamento contínuo, a mais procurada é a maquina curva, onde o numero de defeito é menor quando comparado com os em moldes de areia. (BALDAM; VIEIRA, 2014).

3.2 VAZAMENTO

Quando no estado líquido o metal é colocado em um molde que possui o formato desejado para a peça a ser produzida. Após o resfriamento do metal e sua solidificação, o molde é retirado e a peça pré-moldada passa por processos de acabamento.

O forno cadinho pode possuir capacidade de poucos a toneladas, mas o predomínio deles são de 1.000 kg, sendo eles comum na fundição, pois seu custo é baixo.(BALDAM; VIEIRA, 2014). E em concordância com Groover (2014), os s fornos cadinho são utilizados para fundir materiais não ferrosos como, alumínio, bronze, latão e ligas de zinco.

CONTEÚDO

O uso do molde na fundição depende do material líquido, tipo de processo e em qual peça você quer chegar. Os materiais variam de areia a metal, descartáveis e permanentes, e outros tipos de distinção. Confira os principais:

Vai a depender da composição química da liga, temperatura de fusão, intervalo de solidificação e também do superaquecimento (é quando o metal está acima da sua temperatura de fusão) a sua fluidez. (KIMINAME; CASTRO; OLIVEIRA, 2013).

Este processo é composto por rolos gêmeos, onde o metal líquido passa por uma válvula de cerâmica e entre a fresta de dois rolos em giro é refrigerado com agua e se solidifica, saindo uma tira fundida. (BALDAM; VIEIRA,2014). Segundo as afirmações de Baldam e Vieira (2014), no Brasil utiliza-se muito maquinas de lingotamento contínuo para pequenos perfis e placas de ligas de alumínio e cobre, para fabricar chapas de alumínio com espessuras entre 2 e 12mm.

4.2.1.7 MOLDE DE FUNDIÇÃO NO ESTADO SEMISSÓLIDO-TIXOCONFORMAÇÃO

De acordo com Kiminame, Castro e Oliveira (2013), existem alguns processos que ajudam na remoção dos gases dissolvidos do metal fundido antes do vazamento. Desgaseificação a vácuo é uma deles, o metal fundido é posto em uma ambiente com baixa pressão e o gás dissolvido no metal tende a sair para estabelecer o equilíbrio com o ambiente. A outra trata-se da introdução de bolhas de gases inerte ou reativo entre o metal fundido , causando a redução de gases dissolvidos. A outra técnica é fazer com os gases dissolvidos reaja com alguma coisa que resulte em um composto de baixa densidade e que flote no metal fundido, podendo se removido na superfície juntamente com a escória.

Ainda em concordância com Kiminame, Castro e Oliveira (2013) com as vantagens, este tipo de molde tem a capacidade de ser usado até 250.000 vezes com boa precisão dimensional, tendo uma taxa de produção em até 5 a 100 conjunto por hora.

O forno cubilô são utilizados para a fusão de ferro fundido, embora existem outros meios. É um forno cilíndrico vertical com bica de vazamento perto da base, sendo formado por uma grande carcaça de aço revestido por refratário. (GROOVER, 2014).

Quais são as vantagens da moldagem em areia seca sobre a moldagem em areia verde?

1 – Quais as vantagens na moldagem em areia seca sobre a moldagem em areia verde? R – Maior resistência à pressão do metal líquido; maior estabilidade dimensional; maior dureza; permite melhor acabamento das peças fundidas.

Quais as principais vantagens e desvantagens da Fundição?

A fundição permite obter, de modo econômico, peças grandes ou de geometria complexa, sua principal vantagem em relação a outros processos. Porém existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade e variações de tamanho de grão.

O que é o processo de fundição?

A fundição é um processo de fabricação que permite a obtenção de peças com formas simples ou complexas por meio da fusão da matéria prima, onde o metal líquido é despejado em um molde no qual sua cavidade terá a forma de uma peça ou objeto desejado.

Para que serve a Fundição?

Na metalurgia, a fundição é o processo de colocar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é conhecida como peça fundida, que é tirada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo.

Quais são as funções de cada um dos dois moldes utilizados na fundição por cera perdida?

Quais são as funções de cada um dos dois moldes utilizados na fundição por cera perdida? ... Fundição sob pressão Metal líquido é bombeado para o interior de uma matriz (molde). Matrizes são refrigeradas a água para aumento da vida útil do molde e resfriamento mais rápido da peça em fabricação.

Quais são os tipos de fundição?

Tipos de Fundição

  • FUNDIÇÃO EM AREIA. O vazamento de metal líquido em moldes de areia é uma das mais antigas artes industriais. ...
  • FUNDIÇÃO EM COQUILHA. Feito por gravidade, esse processo consiste em obter peças por meio do vazamento do metal líquido em um molde metálico, também chamado de coquilha. ...
  • FUNDIÇÃO SOB PRESSÃO. ...
  • TIXOFUNDIÇÃO.

Quais são os dois grandes grupos a partir dos quais se podem dividir?

5 - Quais os dois grandes grupos a partir dos quais se podem dividir os processos de fundição? Fundição em Moldes de Areia e Fundição em Moldes Metálicos.

O que é um molde?

Significado de Molde Todo instrumento ou peça de metal, madeira, cartão, papel etc., pela qual se corta, recorta ou modela alguma coisa. [Figurado] Exemplar, norma, modelo, tudo o que pode servir de guia ou modelo de nossas ações ou modo de proceder.

Quando se diz que o molde e de areia verde ou de areia seca?

Os moldes em areia seca permitem ainda um melhor acabamento superficial, além de serem mais permeáveis que os moldes em Areia Verde, devido à ausência da umidade residual. O processo de secagem produz ainda moldes com melhor estabilidade dimensional, proporcionando a obtenção de peças com melhores tolerâncias.

Como funciona a técnica de moldagem?

Este processo é utilizado em obtenção de peças cerâmicas e plásticas e peças fundidas. Este consiste da colocação da matéria-prima em um molde, dividido em duas ou mais partes, dependendo da complexidade da forma final da peça.

Como moldar o dente?

Na moldagem de pacientes ortodônticos a moldeira deve encaixar confortavelmente, sem raspar nos dentes ou aparelho, ou raspando muito pouco. Você manipula o alginato normalmente (verifique se seu material é de presa rápida ou não) e carrega a moldeira.

O que é moldagem de trabalho?

A moldagem de trabalho é a transferência de informações da arcada do paciente para um modelo de gesso a ser encaminhado ao laboratório para realizar o trabalho protético.

Como fazer uma boa moldagem com alginato?

Coloque o pó e a água em um gral de borracha bem flexível e espatule utilizando uma espátula firme. O tempo de espatulação é de 30 segundos. Ao se misturar o pó e o líquido o material apresentará uma coloração violeta. Quando a espatulação acabar o material apresentará uma coloração rósea.

Como preparar o alginato?

O gesso depositado no molde de alginato deve tomar presa em uma atmosfera com 100% de umidade, podendo ser inserido em um umidificador ou no interior de um saco plástico fechado contendo gaze úmida.