Elas podem ser divididas em dois grandes grupos: Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido. Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.
Via de regra, as contas estáveis devedoras são componentes do Ativo e das Despesas e Custos, como, por exemplo, Caixa, Bancos conta Movimento, Contas a Receber, Estoques, Impostos a Recuperar, Despesas com Pessoal, Despesas com Depreciação e Custos de Produção.
Conhecida também como Duplicatas a Receber, a conta clientes é um direito de cobrança da empresa, devidamente registrado através da contrapartida de uma venda ou prestação de serviços.
Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio. Sem esse método, fazer a análise fica muito mais difícil.
São todas contas patrimoniais, exceto: (a) caixa,clientes,impostos, fornecedores . (B) capital social, bancos, duplicatasá pagar (C) imóveis,marcas e patentes, salários a pagar (d) duplicata a receber , estoque, veículos (e) bancos, salários, alugueis.
Como o próprio nome aponta, as contas redutoras ou retificadoras são contas que reduzem o saldo de outras contas. Assim, se forem do Ativo devem ter saldo CREDOR e se forem do Passivo ou PL devem ter saldo DEVEDOR. As contas do Ativo são de natureza devedora e as contas do Passivo e PL são de natureza credora.
As contas retificadoras são grupos de contas utilizadas para ajustar o saldo de um mesmo grupo de contas no balanço patrimônial. Ou seja, elas podem estar inseridas tanto no ativo, quanto no passivo ou ainda direto no patrimônio da empresa.
O plano de contas é uma das principais ferramentas de controle econômico e financeiro de uma organização. Trata-se de um conjunto de contas que representa as movimentações (receitas e despesas) de uma forma estratégica e facilita a gestão financeira do seu negócio.
É chamado Plano de Contas o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
Conta é o nome técnico que identifica cada componente do patrimônio (Bens, Direitos e Obrigações ou Patrimônio Líquido) e cada elemento de resultado (Despesas e Receitas). A função da conta é representar a variação patrimonial que um fato promove no patrimônio da empresa.