Massa Polar Atlântica. Só vem durante o inverno, que é trago pelos mares litorâneas do país, com aspecto frio e úmido. O clima equatorial úmido. É definido pela massa de ar seca e quente, durante boa parte do ano na amazônia, intercalando secas e chuvas.
As massas de ar, em face de sua formação e propriedades, apresentam diferentes características, o que permite classificá-las em três tipos distintos: massas equatoriais, tropicais e polares.
As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. Por sua vez as denominadas “frentes” são as zonas de transição quando se encontram duas massas de ar, e mais comumente são caracterizadas em frentes frias e quentes.
No Verão, as massas de ar mEa, mEc, mTa e a mTc são as que mais influenciam o clima brasileiro. Como essas massas são quentes e possuem muita umidade, essa estação é bastante quente e úmida.
As massas de ar se movimentam pela troposfera devido à diferença de pressão e temperatura caracterizando as áreas de alta e baixa pressão. As áreas de baixa pressão são áreas de grande nebulosidade e precipitação elevada devido ocasionada pela grande instabilidade atmosférica e ao fato de serem receptoras de ventos.
No território brasileiro atuam 5 grandes massas de ar que provocam as mudanças no tempo ao longo das estações do ano: – Massa tropical atlântica (mta): quente e úmida. – Massa polar atlântica (mpa): fria e úmida.
As principais massas de ar que influenciam o clima brasileiro são: Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical continental e Massa polar Atlântica. ... A Massa Equatorial Continental surge na Amazônia e é a única massa continental do Brasil que é muito úmida.
Em relação às massas de ar que atuam no Rio Grande do Sul, a massa de ar Tropical Atlântica, de característica quente e úmida acarreta chuvas principalmente no verão, quando possui mais força, além de bastante calor. A massa de ar Tropical Continental, que aumenta as temperaturas, tem característica seca .
O clima do Rio Grande do Sul é Temperado do tipo Subtropical, classificado como Mesotérmico Úmido (classificação de Köppen).
Quanto menor o albedo mais energia é retirada e maior é o aumento de temperatura. De acordo com s cientistas o albedo médio da terra está diminuindo devido a mudanças na atmosfera fazendo com que a terra retenha mais energia e, consequentemente, aumente sua temperatura média.
O termo albedo é derivado do albus latino, que significa 'branco', e é determinado por um valor entre 0 e 1 ou um valor percentual. Quanto mais reflexiva é a superfície, maior o valor do albedo. ... Superfícies mais escuras, como água, florestas ou asfalto, têm um albedo muito menor e mais energia do sol é absorvida.
Albedo pode ser definido como a medida da quantidade de radiação solar refletida por um corpo ou uma superfície, sendo calculado como a razão entre a quantidade de radiação refletida e a quantidade de radiação recebida.