O fundo da bexiga contém três aberturas que formam o trígono da bexiga: o orifício interno da uretra e os dois orifícios ureterais.
O trígono é importante clinicamente, pois as infecções tendem a persistir nessa área. A saída da bexiga urinária contém um músculo circular chamado esfíncter interno, que se contrai involuntariamente, prevenindo o esvaziamento.
A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve. A sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo. A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra.
Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra. Têm entre 25 a 30 cm de comprimento e cerca de 6 mm de diâmetro. Descem do abdômen superior, onde estão os rins, até a pelve, por trás dos órgãos gastrointestinais.
Estreitamento ou alargamento dos ureteres O estreitamento do ureter impede que a urina passe normalmente do rim para a bexiga. O estreitamento costuma ocorrer no ponto em que o ureter se une ao rim ou onde o ureter se une à bexiga.
É um canal membranoso estreito estendendo-se da bexiga ao orifício externa no vestíbulo. Está colocada dorsalmente à sínfise púbica, incluída na parede anterior da vagina, e de direção oblíqua para baixo e para frente; é levemente curva, com a concavidade dirigida para frente.
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento.
Os ureteres são ductos que levam a urina do rim para a bexiga. São encontrados em nosso corpo dois ureteres, cada um partindo de um dos rins. Em média, os ureteres apresentam de 25 a 30 cm de comprimento e 4 a 5 mm de diâmetro.
A uretra masculina é formada por três porções, que são:
O canal da uretra no sistema urinário feminino, que estende-se da bexiga ao orifício externo no vestíbulo, é bem menor que o masculino, medindo aproximadamente 5 cm. Essa característica da anatomia feminina, canal da uretra curto, facilita a ocorrência de infecções urinárias nas mulheres.
Significado de Micção substantivo masculino [Fisiologia] Ato de urinar, urinação. Ação de evacuar a bexiga.
Divertículos uretrais são dilatações anormais da uretra. Podem ocorrer em homens ou mulheres e ser congênitos ou adquiridos após o nascimento.
A estenose de uretra pode ser provocada por vários tipos de trauma, como fraturas de bacia, contusão da região do períneo (a famosa queda de cavaleiro), procedimentos médicos com manipulação uretral (cistoscopia, cirurgia de próstata, passagem de sondas uretrais, entre outros), as infecções uretrais (uretrites) e a ...
Os sinais e sintomas mais importantes do câncer de uretra feminina são:
A inflamação da glândula de Skene pode ocorrer devido a uma obstrução dos canais da glândula, que faz com que o líquido em vez de ser liberado fique acumulado e forme um cisto, que provoca sintomas como: Dor constante ou ao urinar; Inchaço da região íntima; Presença de um pequeno nódulo perto da uretra.
A melhor forma de tratamento caseira para a inflamação da glândula de Bartholin é a realização de um banho de assento com água morna a 35ºC por 15 minutos, pelo menos 3 a 4 vezes por dia.
É considerado um órgão similar ao pênis no homem. A uretra, no sistema genital feminino, abre-se entre o clitóris e a abertura da vagina. Em mulheres que nunca tiveram relações sexuais, o orifício da vagina é recoberto por uma fina membrana altamente vascularizada chamada de hímen.
Para fazer é necessário colocar 600 ml de água morna numa bacia, adicionar uma colher (de sopa) de sal, misturar bem e sentar-se dentro da bacia durante 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia.
Mostrar especialistas Como funciona? Após o uso do Flogo rosa, só enxugue a vagina, pois se lavar com água o efeito do medicamento diminuirá. Se não melhorar, é aconselhavel usar um creme vaginal, desde que não seja virgem, pois os cremes precisam ser usados com aplicador.
“A infecção se desenvolve quando o meio vaginal está muito ácido. O bicarbonato, por sua vez, altera o pH da vagina e melhora o quadro”, explica ela. “O 'banho de assento' pode ser um bom aliado. Basta encher uma bacia ou um bidê com água morna e adicionar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Ducha vaginal com bicarbonato (4 xícaras água morna com 1-2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio), 2x/ semana, a cada 2 semanas. O tratamento é dirigido no sentido de reduzir o número de lactobacilos por elevar o pH vaginal.
Além do banho de assento com folhas de goiabeira, algumas alterações na alimentação como consumir mais frutas, legumes, verduras e iogurte natural, podem ajudar na diminuição do corrimento com mau cheiro pois facilitam o reequilíbrio da flora bacteriana do órgão genital feminino.
Bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio pode ser utilizado tanto para combater a candidíase oral quanto a vaginal. Para tratar a candidíase na boca, prepare uma solução a 5% (50 gramas de bicarbonato para 1 litro de água) e faça bochechos, cuspindo o produto em seguida.
Aqui estão algumas dicas para prevenir e tratar a irritação vaginal em casa: