O realismo foi um movimento oposto ao Romantismo, escola literária anterior que tinha como principais características a subjetividade, o individualismo, a fuga da realidade e a idealização da vida e de seus personagens.
O realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França. Como o próprio nome sugere, essa manifestação cultural significou um olhar mais realista e objetivo sobre a existência e as relações humanas, surgindo como oposição ao romantismo e sua visão idealizada da vida.
Tendo a sua origem nas últimas décadas do século XIX, marcada pelo romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, em 1857, o Realismo foi um movimento literário, histórico e cultural com ideais opostos ao do Romantismo, escola anterior.
O Realismo teve início na Europa, mais especificamente na França, como resposta ao artificialismo do Neoclassicismo e ao sentimentalismo exacerbado do Romantismo, em um momento conturbado da história do continente, repleto de revoltas sociais e de insatisfação política que foram traduzidas para a sua literatura.
O Realismo é um movimento artístico que buscou objetividade e olhar crítico sobre a sociedade do final do século XIX. O Realismo foi um dos principais movimentos artísticos do final do século XIX. Com diversas formas de manifestação, a arte realista teve grande importância tanto na Europa quanto no Brasil.
O Realismo em Portugal surgiu nos anos de 1860, durante um embate intelectual denominado de Questão Coimbrã. Na época, os jovens estudantes da cidade de Coimbra se inspiravam nos ideais do antirromantismo vindas da Europa e se reuniam para debater as questões sociais do momento.
O Realismo e Naturalismo são movimentos literários que surgiram na Europa em meados do século XIX. O marco inicial do realismo foi a publicação da obra Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Já o naturalismo, tem início em 1867 quando foi publicado o romance Thérèse Raquin, de Émile Zola.
Estava inaugurado o Realismo-Naturalismo. No Brasil, essa passagem ocorre em 1881, com a publicação de Memória Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839-1908), e de O Mulato, de Aluísio Azevedo (1857-1913). Enquanto o livro de Machado apresenta acentuado viés realista, o de Aluísio é claramente naturalista.
O realismo é uma vertente literária que se concentra em retratar a vida e o dia-a-dia da pessoa comum. ... O realismo é um movimento literário caracterizado pela representação da vida real. O naturalismo é a consequência do realismo literário, influenciado por teorias científicas.
1881
O Realismo fundou uma Escola artística que surge no século XIX em reação ao Romantismo e se desenvolve baseada na observação da realidade, na razão e na ciência. Além de uma oposição a um realismo fotográfico. ... A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.
Machado de Assis
O principais autores do movimento literário Realismo no Brasil foram Machado de Assis (1839-1908), Raul Pompéia (1863-1895) e Aluísio Azevedo (1857-1913). Os dois últimos e suas obras também são enquadradas no movimento Naturalismo.
Na literatura, o gênero realista por excelência foi a prosa; São grandes nomes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Charles Dickens, Fiódor Dostoiévski; São grandes nomes do realismo brasileiro: Aluísio Azevedo, Raul Pompeia, Machado de Assis.
Gustave Courbet
Principais artistas do Realismo e suas obras:
Confira a seguir quais são os principais escritores da literatura realista.
Principais autores do Realismo de Portugual
Os romances que inauguraram o Realismo na Europa e no Brasil são, respectivamente, Madame Bovary, de Gustave Flaubert, e Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Em oposição ao Romantismo, os autores realistas buscaram representar o mundo sob uma ótima mais racional, objetiva e impessoal.
Suas principais obras são:
Realismo no Brasil e a Literatura O romance é a principal forma de expressão, tornando-se veículo de crítica a instituições e à hipocrisia burguesa. A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta.
Memórias Póstumas de Brás Cubras
5) As obras mais influentes do realismo brasileiro foram Memória póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.
O Realismo no Brasil dá enfoque ao homem, ao seu cotidiano e à crítica social. Assim, por meio de uma linguagem simples e objetiva, as obras são ricas na descrição de detalhes - características que visam aproximar o leitor o mais possível da realidade.
O realismo surge em oposição aos ideais românticos associados ao sentimentalismo, egocentrismo, subjetivismo e idealização das personagens. No Brasil, esse movimento foi inaugurado com a publicação da obra de Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881).