O fotojornalismo possui certos aspectos linguísticos que o classificam como tal. As fotos podem conter textos, pois eles: dão sentido à imagem, chamam atenção a aspectos dela, a complementam informativamente, ancoram significados e ajudam a direcionar o leitor, analisam, interpretam, comentam etc.
Além disso, na fotos de Sebastião Salgado, a ausência de cor enfatiza o drama da situação retratada, a dor e o desespero. É como se o mundo perdesse a cor, a vida, a alegria, já que Salgado utiliza sua fotografia como ferramenta de denúncia da pobreza, violência, guerra e fome em regiões miseráveis do mundo.
Resposta. As principais características de suas obras, é o modo como faz o publico repensar sobre questoes sociais, seja fotografando um acontecimento, seja fazendo um retrato. Ele sempre produz suas fotografias em preto e branco para destacar o objeto fotográfico. "Nada no mundo é em branco e preto.
Sebastião Salgado contou que teve a motivação inicial para o projeto “Genesis” quando recebeu dos pais a fazenda em Aimorés. Ele disse ter passado, anteriormente, por um período com “muita carga negativa”, durante a produção do trabalho “Êxodos”, época em que até chegou a pensar em deixar a fotografia.
Resposta. O caráter políticos das obras de Salgado está no conteúdo das próprias fotos: a denúncia explícita de injustiças do mundo, de forma a apelar pelo que há de mais humano em cada observador de sua obra e provocar uma reflexão e, possivelmente, insurgir uma vontade de transformação.
Existe uma forte relação entre a arte e a política, muitos artistas faziam obras provocativas, eles tinham como objetivo chamar a atenção da população para o seu posicionamento político, despertando o censo crítico das pessoas e fazendo com que elas o compreendam.
Durante o período entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres. Já, quando estava em uma viagem na África, onde coordenava um projeto sobre a cultura do café em angola, Sebastião decidiu tornar-se fotógrafo.
O componente político de sua produção fotográfica torna Sebastião Salgado não apenas diferenciado, mas principalmente polêmico, instigante, provocativo e, acima de tudo, artístico e visceral. Há muita inteligência em sua obra e num país carente de cultura de alto nível como o nosso, sua fotografia é um alento.
Nasceu na cidade mineira de Aimorés, em 1944, mas vive em Paris desde fins da década de 1960.
Sebastião consegue captar com sua lente a indignação que qualquer olho humano com o mínimo de sensibilidade emocional captaria no exato momento em que fotografa, e é este detalhe que faz seu trabalho provocar o efeito artístico de forma que, da própria expressão emocional, o artista provoque a emoção no outro.
Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível. ... A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.
Quando a fotografia surgiu em 1826 muito se discutiu a respeito do seu valor artístico. Diziam que a imagem era feita pela máquina e não pelo fotógrafo. ... Ou seja, aqueles que não sabiam pintar recorriam à fotografia por esta ser um procedimento puramente técnico que não exigia nenhum dom artístico.
Alegria, tristeza, guerra e até a luta pela sobrevivência podem ser vistas por meio de fotografias. Mais do que registrar momentos, as fotos transmitem mensagens, contam histórias e levam a importantes reflexões.
A fotografia é mais do que um registro é um bem precioso quando está relacionado a um fato histórico. Nos ajuda a entender o mundo em diversas óticas. Uma vez que a fotografia possa ser utilizada como recurso de registro ou até mesmo como arte, sendo de suma importância para o jornalismo e para a publicidade.
3 Utilidades Da Fotografia
O enquadramento ou ângulo ao nível dos olhos produz fotos capazes de colocar o seu espectador na mesma altura do tema principal de sua foto, isto transmite estabilidade para sua fotografia.
5 Diretrizes simples do enquadramento fotográfico
A fotografia caracteriza-se por possibilitar o registro de imagens, pessoas e paisagens. ... Mas a invenção da fotografia é atribuída a mais de um autor, pois os estudiosos defendem que a fotografia compreende um processo de acúmulo de avanços de diversas pessoas ao longo do tempo.
A fotografia contemporânea nada mais é do que imagens capturadas a partir da década de 1980 que refletem os valores, o comportamento, a tecnologia, e a realidade sociopolítica desses últimos anos do século XX até os tempos atuais. ... Ou seja, geralmente é o olhar do fotógrafo e sua intenção que conduzem o seu trabalho.