Hoje o trabalho desenvolvido nas escolas deve estar voltado para atender todo tipo de diferença, tendo em vista o processo de mudança que vem ocorrendo na sociedade. ... Além de oferecer espaço físico adequado, é necessário que a escola prepare as novas gerações para esta educação, voltada para a diversidade.
Sendo assim, o professor deve tornar-se mediador no ensino da diversidade, impulsionando o aluno a conhecer melhor as outras culturas que fazem parte da nossa sociedade e como elas foram produzidas, incorporando nas aulas de Educação Física atividades e práticas corporais que colaborem para a formação de cidadãos ...
É papel da escola, portanto, junto com a família, criar um ambiente no qual cada um, com a sua diferença, possa se desenvolver plenamente, consequentemente trazendo à tona o quanto a diversidade é enriquecedora.
Integração através de dinâmicas O relacionamento com os outros alunos e a percepção do outro pode ser trabalhada pela escola também através de dinâmicas. Colocar as crianças em situações que enxerguem o mundo pelos olhos de outra pessoa auxiliam nesse processo de empatia e entendimento da diversidade.
A diversidade cultural brasileira é indispensável para que se construa o conceito de diferenciação e pluralidade com relação à identidade social de cada indivíduo. A partir daí, é que preconceitos são desconstruídos e a igualdade é construída.
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.