“Ao envelhecermos, a taxa metabólica diminui, juntamente com a massa magra. Ou seja, o organismo queima menos calorias do que antes”, explica Ana Paula Gonçalves, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde. Emagrecer após os 50 anos depende não apenas de dietas, mas de todo um estilo de vida saudável.
Entretanto, há maneiras de evitar o ganho de peso excessivo nessa fase.
Quanto mais se avança em direção aos 50 anos de idade, mais o corpo começa a ganhar centímetros extras na cintura, mesmo que a balança não esteja realmente se movendo. As causas que fazem que uma pessoa acumule gordura abdominal à medida que envelhece são diversas.
Embora, para algumas mulheres, o processo não ocorra até os 50 anos, o período de transição pode começar aos 40. E as alterações hormonais associadas à menopausa também podem dificultar eliminar os quilos da balança. Porém, apesar dessas mudanças, não é impossível emagrecer depois dos 40.
5 dicas para manter a forma depois dos 50
“Se a pessoa tiver uma boa força muscular aos 50 anos, ela chegará aos 80 anos com uma vida mais saudável e ativa”. Por conta do envelhecimento natural dos músculos, antes de entender como ganhar massa magra, é preciso avaliar possíveis doenças ortopédicas e articulares, para assim definir as restrições.
“A partir dos 50 anos o corpo humano sofre mudanças no sistema imunológico e o organismo fica mais vulnerável a algumas doenças. Mas, se adotamos hábitos preventivos no dia-a-dia as chances de envelhecer com saúde são maiores”, observa. Confira a seguir as dicas do especialista!
Com a alteração desses hormônios, há prejuízos na absorção de cálcio, resultando na perda de massa óssea, diminuição da massa muscular, redução da lubrificação da vagina e do desejo sexual. A alteração hormonal faz também com que as mulheres tenham mudanças no humor, podendo ter alguns sintomas depressivos.
Estes seriam os principais para você considerar:
“A menopausa faz parte de um ciclo do nosso corpo chamado de climatério, que ocorre entre 45 e 65 anos de idade. Se a mulher fica por um período de 12 meses sem apresentar nenhum fluxo menstrual, podemos considerar que ela entrou na menopausa. A idade média para este acontecimento é entre os 48 e 52 anos”, comenta.
7 Dicas para ser mais atraente segundo a ciência (para homens e mulheres)
6 táticas para lidar com colegas de trabalho "sem noção"
Quando você faz 40 anos, assim como outras fases da vida, você pode acabar tendo a impressão de que a sua vida está diferente. ... Nessa conjuntura, é importante saber o que de fato é importante ter realizado até essa época da sua vida e o que é uma expectativa irreal.
Conheça 5 coisas que você deve fazer depois dos 40 anos
Perdoei também quem possa ter me magoado e sei que não sou dona da verdade e que ainda errarei e me perdoarei muitas vezes. Isso faz bem ao coração e à saúde... faz sorrir no dia seguinte vendo no espelho uma pessoa melhor. Aos 40 me sinto mais bonita, mesmo com ruguinhas quase imperceptíveis (kkk), do que aos 20.
Segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de metade dos homens com mais de 40 anos apresentam queixas relacionadas à ereção. Estudos norte-americanos mostram uma prevalência de disfunção erétil pelo menos leve em torno de 40% aos 40 anos e de quase 70% aos 70 anos.
A crise da meia idade masculina surge em torno dos 40 a 55 anos, variando de indivíduo para indivíduo, e se caracteriza como uma fase dolorosa na qual o homem é levado a avaliar a sua vida como um todo: profissional, afetiva, social e existencial. ...
12 anos