O Acordo Ortográfico retirou o hífen de para-quedas e para-quedista, com a justificativa de que a noção de composição destes termos já foram perdidas. No Brasil, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) registra apenas a palavra para-raios, não a enquadrando portanto na mesma regra de paraquedas.
REFORMA ORTOGRÁFICA: Para-brisa perdeu o acento, mas não o hífen. O acento diferencial de "para-brisa" e "para-raios" caiu com a reforma ortográfica, mas o hífen permanece -- ao contrário do que ocorre com "paraquedas".
Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. ... Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio.
A forma correta de escrita é para-lama, com hífen. O para-lama é parte da carroceria de um veículo, é um anteparo recurvado que fica sobre as rodas para proteção contra respingos de água, lama ou detritos.
Significado de Para-lama substantivo masculino Mecanismo de proteção que, colocado sobre as rodas dos automóveis, é usado contra pedras, detritos ou lama, que podem danificar o veículo.
Um para-lama é uma parte da carroçaria de um veículo que se constitui num anteparo recurvado sobre as rodas com o fim de proporcionar proteção contra pedras, detritos ou lama, que podem danificar o veículo.
Paralamas do Sucesso A banda de Herbert Vianna poderia se chamar As Plantinhas da Mamãe ou As Cadeirinhas da Vovó – o grupo ensaiava na casa da avó do baixista Bi Ribeiro. Foi ele que teve a idéia de mudar para Paralamas, que todos acharam curioso e ridículo o suficiente.
Os meninos ensaiavam em um sítio em Mendes, interior Fluminense e também na casa da avó de Bi Ribeiro. Foi nessa época que a banda ganhou nome! ... A primeira sugestão foi “As Cadeirinhas da Vovó”, mas Bi teve uma ideia melhor: “Os Paralamas do Sucesso”, nome que todos acharam engraçado e concordaram em assumir.
Significado de Lama substantivo feminino Mistura de terra, argila e água, de que resulta uma massa pastosa. Lodo.
Esta palavra literalmente significa ENVIADO. O Enviado de DEUS esta operando um misterioso milagre de barro perto do Enviado lugar.
Sonhar com lama significa problemas na sua vida que você precisa encarar. Tome cuidado com possíveis doenças, cuide-se mais e faça exames de prevenção.
Plural: pára-lamas . Plural: pára-lamas . ... Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: pára-lama.
porta-bandeira - nome masculino
o cola-tudo - os cola-tudo.
Já os advérbios são invariáveis. Por isso o plural de alto-relevo é altos-relevos (adjetivo + substantivo), ambos no plural, e o de alto-falante é alto-falantes (advérbio + adjetivo).
Plural nas duas palavras Ocorre quando os dois elementos são formados de: Couve-flor -> Couves-flores (Substantivo + substantivo); Amor-perfeito -> Amores-perfeitos (Substantivo + adjetivo);
Professor Pasquale responde. A leitora Flávia Luísa perguntou à BBC Brasil se a palavra “bastante”, ao concordar com o feminino plural, se transforma em “bastantes”. A resposta é não - embora, de acordo com o professor Pasquale Cipro Neto, a palavra “bastantes” de fato exista.
Se “muito” sofrer variações, ele é adjetivo e concordará sempre com o substantivo devendo ser utilizada a forma “bastantes”. Se não sofrer variações ele é advérbio, portanto, invariável devendo permanecer na forma singular “bastante”.
Muito e Muitos
A palavra "bastante" pode funcionar como adjetivo ou advérbio. Quando adjetivo, admite flexão de número e concorda com o nome a que se refere. Nesse caso, pode ser substituída por muitos(as) ou por suficientes. Quando advérbio, o termo não deve ser flexionado.
A forma correta de escrita da expressão é meio-dia e meia. A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.
► Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. ... Quando atuar como um advérbio, a palavra “bastante” não sofrerá variação, isto é, não será flexionada no plural e virá ligada a um verbo, advérbio ou adjetivo.
Palavras que denotam circunstância: “sempre”: advérbio de tempo. “ali”: advérbio de lugar. “assim”: advérbio de modo.
Advérbio de Lugar Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, defronte, atrás, detrás, atrás, além, aquém, antes, algures, nenhures, alhures, aonde, longe, perto. Exemplos: Minha casa é ali. O livro está embaixo da mesa.
Essa circunstância (de tempo, de lugar, de modo, de intensidade,…) modifica um verbo, um adjetivo ou um advérbio....Tipos de advérbios.