A história do McDonald’s pode servir de inspiração para muitos gestores de restaurantes. Afinal, estamos falando de uma rede de fast-food altamente popular no mundo inteiro e sua origem e sucesso são questões de muito debate em todos os setores, não somente no gastronômico.
Em 1967 ele estendeu a marca para o Canadá, atingindo um total de 10 mil restaurantes em 1988. A marca se expandiu ainda mais e passou a operar em 35 mil pontos em mais de 100 países no início do século XXI.
Então ele convenceu os irmãos a deixá-lo expandir sua cadeia de restaurantes. Quando Kroc morreu, três décadas depois, o McDonald's tinha milhares de restaurantes — e um faturamento de bilhões de dólares.
Quando os concorrentes começaram a tentar entender o sucesso da dupla, Dick e Mac zombavam deles. Quando alguém lhes perguntava sobre aqueles engenhosos dispensadores de condimentos, eles comentavam sem meias palavras sobre seu amigo artesão. Nenhum deles se deu ao trabalho de patentear o design.
Bem, muito do que você está pagando é o benefício do uso da marca — e, se você estiver sendo monitorado para garantir que não corra riscos que danifiquem a marca, poderá se sentir seguro de que seus colegas franqueados também serão.
Como John F. Love observa em seu livro "McDonald's: Behind the Arches" (McDonald's: por trás dos arcos, em tradução livre), os irmãos trabalharam com um artesão local para inventar um novo tipo de espátula, um novo aparelho que sempre esguichava a mesma quantidade de ketchup e mostarda e uma plataforma giratória para acelerar o processo de montagem de hambúrguer, pão e condimentos.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.
Quando os dois lados se preocupam com o outro lado, isso é conhecido como risco moral duplo. Um ramo da economia chamado Teoria da Agência tenta entender como os contratos de franquia resolvem esse problema por meio de uma combinação de taxas iniciais e pagamentos percentuais.
Um dos primeiros franqueados dos irmãos McDonald decidiu que ele não gostava muito dos arcos dourados, então ele contratou pessoas para torná-los pontudos e nomeou seu restaurante "Peaks" (picos, em inglês).
O McDonald’s tem implementado medidas para melhorar a qualidade de seus alimentos, incluindo a utilização de ingredientes frescos e a redução do uso de conservantes artificiais.
O negócio funcionava de forma diferente dos restaurantes da época, uma vez que os lanches eram feitos com muita rapidez, embrulhados em um papel e o próprio cliente retirava o pedido.
Reservamos o direito de alterar estes termos e condições a qualquer momento, sem aviso prévio. As alterações entrarão em vigor imediatamente após a publicação neste site. Recomendamos que você revise periodicamente esta página para ficar atualizado sobre os termos e condições atuais.
Além disso, o McDonald’s sempre se adaptou às mudanças do mercado e às demandas dos consumidores. A marca continua a investir em tecnologia e automação para aprimorar seus processos e reduzir custos.
Mas foi só em 1948 que a verdadeira revolução aconteceu. Os irmãos decidiram simplificar ainda mais o processo de produção dos alimentos, criando um sistema de produção em massa que permitia servir os clientes em poucos segundos. Assim nasceu o conceito de “fast-food”.
O McDonald's abriu um centro de treinamento em tempo integral, a "Hamburger University", que treinava estudantes em vários assuntos, entre os quais, qual tipo de batata comprar.
O McDonald’s se tornou uma marca icônica em todo o mundo, com mais de 38 mil restaurantes em mais de 100 países. A rede é conhecida por sua comida rápida e acessível, mas também por sua influência na cultura popular.
O McDonald’s tem enfrentado uma concorrência acirrada no mercado de fast-food, especialmente de empresas como o Burger King e o Subway. A empresa tem respondido com campanhas publicitárias agressivas e inovações no cardápio.
Por uma taxa única, você poderia comprar cópias da lanchonete, com os arcos dourados, uma descrição de 15 páginas do "Speedee Service System" e treinamento de uma semana. Depois disso, ficaria por conta própria.
Se você é um fã de fast-food, com certeza já ouviu falar do McDonald’s. A rede de lanchonetes é uma das mais famosas do mundo, mas você sabe como tudo começou? Eu vou te contar a história por trás dessa marca icônica.
Se você quiser conhecer toda a história do MCDonald’s basta assistir o filme Fome de Poder, que conta a história desde a criação do restaurante até a perda da marca para Ray Kroc.
Quanto ao franqueador, por que não possuir e operar novas agências? Muitas empresas fazem as duas coisas —o McDonald's possui cerca de 15% de seus 36 mil pontos de venda.
A história do McDonald’s começou como uma pequena lanchonete de hambúrgueres na Califórnia e se transformou em uma das maiores empresas de fast-food do mundo. A empresa foi pioneira no modelo de franquia, que permitiu a expansão rápida do negócio para outras cidades e países.
O McDonald’s tem implementado medidas de segurança e higiene em seus restaurantes para lidar com a pandemia de COVID-19, incluindo a oferta de opções de delivery e drive-thru para reduzir o contato entre os clientes e os funcionários.
Os irmãos Dick e Mac McDonald sonhavam em abrir a própria rede de restaurantes quando, em 1937, abriram uma barraca de cachorros-quentes em Arcádia, Califórnia, chamada Airdome.
Os três principais países
Presente em 119 países, a rede possui mais de 36 mil restaurantes, onde trabalham 2 milhões de funcionários que alimentam diariamente mais de 70 milhões de clientes. No Brasil, a rede é operada desde 2007 pela Arcos Dourados, máster franqueada da marca McDonald's em toda a América Latina.
Vejamos os 10 países do mundo onde o McDonald's faliu:
Contudo, o McDonald's possui uma média mensal de faturamento de R$ 560 mil. Além disso, a rentabilidade média gira em torno de 8% a 10% sobre o faturamento, com prazo de retorno de investimento de até 60 meses ou mais. Acompanhe no vídeo a seguir tudo sobre a franquia McDonald's!
No Brasil, a marca é operada desde 2007 pela Arcos Dourados. O faturamento da loja passa a ser de 560 mil reais por mês após um ano de trabalho. Então, o investimento feito retorna de forma, relativamente, rápida.
Quarta-feira – Big Mac: dois hambúrgueres, alface, queijo e molho especial, cebola e picles num pão com gergelim....Veja na tabela abaixo os lanches dos 7 dias da semana:
No último ano o McDonald's anunciou uma promoção que encheu os olhos dos consumidores....Escolha 2 clássicos
Acompanhe o Passo a Passo
Para aproveitar do benefício, você precisará fazer uma compra no McDonald's e guardar seu cupom fiscal, então, assim que possível, acesse ao site disponível no verso da nota. A pesquisa disponível no portal será um pouco mais extensa que no caso do Subway e Burger King, mas a lógica será a mesma.
Aplicativos próprios: outra forma de saber quais são os cupons disponíveis é baixar os aplicativos dos supermercados. Eles costumam pedir um cadastro simples, mas a partir do momento que este é feito, você terá acesso às oportunidades de desconto.
Faça o download da app Uber Eats ou da app Glovo, disponíveis para iOS e Android, efetue o seu registo e insira a sua localização. Se a mesma estiver no raio de entrega, pode selecionar o restaurante mais próximo a partir do qual quer que o pedido lhe seja entregue.
O aplicativo McDonald's App está disponível para ser baixado nos dispositivos Android e IOS.