Desenho da figura humana: para que serve Uma intensa experiência demonstrou que os desenhos da figura humana representam uma profunda e íntima expressão da personalidade de quem desenha. Quando um sujeito tenta “desenhar uma pessoa”, deve resolver diferentes problemas e dificuldades procurando um modelo ao seu alcance.
É preciso observar a posição do desenho e as correspondências naturais dela. Desenhos no topo mostram imaginação, inteligência e curiosidade enquanto na parte de baixo mostra necessidades materiais e físicas. Desenhos na esquerda mostram o passado enquanto na direita é ligado ao futuro e o meio representa o presente.
Rabiscos de olhos representam o interior da pessoa que o desenha. Olhos grandes revelam uma personalidade extrovertida, olhos menores transmitem a sensação de estar sendo observado e os olhos fechados pode indicar uma recusa a olhar para dentro de si mesmo.
O hábito de desenhar círculos indica que você é uma pessoa que se completa, mas gosta de passar bastante tempo com as pessoas. É muito centrada em você. No entanto, se são vários círculos que se sobrepõem, você gosta de ficar na sua. Pode ser, também, que esteja tentando guardar um segredo.
O Sol, segundo análise junguiana está associado à nossa parte espiritual, geradora de consciência. Cada ser humano necessita da formação de sua individualidade para assimilar suas experiências, e isso exigirá aspectos solares relacionados com seu espírito: força de vontade, independência e atitude.
Para aplicar o teste de Rorschach, basta mostrar as pranchas com imagens e deixar que o sujeito em questão faça a sua interpretação livre. Posteriormente, se analisam todas e cada uma das respostas que o avaliado deu à questão "o que você vê nessa imagem?".
O objetivo do teste de Rorschach é informar sobre a estrutura de personalidade. Sua aplicação é extensiva tanto para crianças, como para adolescentes e adultos.