Enquanto muitas plantas são incapazes de sobreviver em condições extremas como o deserto, os cactos possuem espinhos, que evitam a desidratação. Desta forma, não perdem água pelas folhas, uma das principais características de porque a maior parte das folhas não consegue viver em ambientes assim.
Os cactos não precisam de muita água para sua sobrevivência já que eles armazenam a mesma, um exemplo disso é quando chove nos desertos (raramente) os cactos acabam por pegar uma grande quantidade de água através de suas raízes e caule.
Os cactos são plantas que vivem em meios muito secos por isso não se podem dar ao luxo de desperdiçarem a pouca água disponível! Para evitarem a perda de água por transpiração, têm as suas folhas tão pequenas que estão reduzidas a … espinhos!
As plantas da família Cactaceae compartilham entre si a capacidade única de adaptação à ambientes quentes e áridos e de retenção de água em seu interior. Essa característica aliada a seus formatos escultóricos, fizeram com que os cactos se tornassem protagonistas em jardim e até dentro de casa.
Sem dúvidas, a principal característica dos cactos é a presença de um caule suculento e cheio de espinhos. Algumas espécies apresentam folhas bastante reduzidas e outras não apresentam nenhuma dessas estruturas.
Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas (cactaceae)....As partes principais de um cacto são:
Uma dessas espécies é o cacto, uma planta conhecida por sobreviver em locais extremamente secos. ... Ao contrário de alguns animais que se alimentam de outros animais ou plantas e daí tiram a umidade necessária para manter o organismo saudável, o cacto só pode retirar água das pouquíssimas chuvas e do solo seco.
Além da função de defesa, os espinhos nos cactos é uma importante adaptação para evitar a perda de água pelas folhas, já que essa modificação diminui a superfície de contato.
Um cacto bem podado não deve aparentar ter sido podado recentemente. Não é recomendado cobrir ou cortar diretamente partes visíveis da planta. ... Saber se você precisa ou não podar a planta pode poupar bastante trabalho.
Use cola. Considerada a maneira mais eficaz de remover os espinhos de cactos, usar cola branca escolar na pele ajuda a remover a maioria dos gloquídios. Espalhe uma camada na pele, por cima dos pequeninos espinhos. Espere cinco a dez minutos para ela secar e, depois, puxe a cola.
Coloque um pedaço de fita adesiva sobre da pele, onde estão os espinhos. Esfregue um pouco para ter certeza de que os espinhos do cacto grudam nela. Em seguida, segurando um lado dele, puxe-a rapidamente para remover os gloquídios. Repita quantas vezes forem necessárias.