Isso porque o leite de cabra não tem a proteína Alfa S1 caseína, que é a principal responsável pelo desenvolvimento de alergia ao leite de vaca. O leite de cabra é semelhante ao leite de vaca e tem lactose, mas é mais facilmente digerido e tem menos gordura.
Já no quesito teor de lactose, quase não há diferença de nível entre o desnatado e o integral. Portanto, se a ideia for investir no tipo mais magro de olho no controle dos desconfortos causados pelo açúcar do leite, não vale a pena. A bem da verdade, o integral cai melhor para quem sofre de intolerância.
Esse é o caso de todas as carnes, legumes, frutas e verduras ( que não são elaborados com laticínios) os molhos de tomate, as geleias de frutas, o pão francês, os grãos (como feijão, lentilha, etc), as farinhas, entre muitos outros.
Alimentos e ingredientes que devem ser retirados da dieta
Pães que tradicionalmente não contêm lactose em sua composição: Pão Francês. Pão Cervejinha. Pão Baguete....
A manteiga ghee, ou manteiga clarificada, é o óleo puro da manteiga, sem impurezas, lactose e resíduos.
Um dos grandes benefícios que seu filho terá na APLV é que a dieta dele vai ser forçosamente mais saudável que a maioria dos amiguinhos. Pão Francês: na composição não leva leite, soja ou ovo. Mas é muito difícil fugir dos “traços” em uma padaria cheia de derivados e produtos lácteos.
Alimentos proibidos Alimentos industrializados: Quem possui intolerância a lactose deve tomar muito cuidado ao consumir qualquer produto industrializado, pois vários contém leite ou um de seus derivados, entre eles as bolachas, os pães e os biscoitos salgados.
Quais alimentos devem ser evitados O tratamento para a intolerância à lactose exige uma mudança na alimentação da pessoa, devendo haver diminuição do consumo de alimentos que contenham lactose, como leite, manteiga, leite condensado, creme de leite, queijos, iogurte, whey protein, entre outros.
Em primeiro lugar evite leite e derivados e/ou faça uso dos alimentos sem lactose ou associar a enzima (lactase). Se a dor for leve/modera e esporádica, poderá fazer uso de analgésico comum e/ou anti-espasmódico. Caso a dor perista, procure um Gastro clínico pra melhor avaliação do quadro.
Algumas mudanças na alimentação ajudam a acabar como incômodo da intolerância à lactose sem precisar excluir os produtos lácteos do cardápio.
O chá de hortelã, além de ser refrescante e naturalmente gostoso, consegue aliviar o desconforto no estômago, ajudando na digestão. Já o chá de camomila, que é famoso por acalmar os nervos, acalma também o intestino, amenizando as dores.