Xica com 'xis' ou Chica com 'ch'? Ao longo das décadas a imagem desta importante figura histórica foi amplamente representada em diversas produções literárias e cinematográficas.
Após sua partida, João Fernandes deixou para Chica bens suficientes para que ela e as filhas vivessem com conforto até o fim dos seus dias. Não há registros de outros relacionamentos amorosos de Chica.
Project MUSE promotes the creation and dissemination of essential humanities and social science resources through collaboration with libraries, publishers, and scholars worldwide. Forged from a partnership between a university press and a library, Project MUSE is a trusted part of the academic and scholarly community it serves.
O censo de 1738 da comarca do Serro do Frio, que incluía o distrito diamantino, revela que, do total de 9681 habitantes, 83,5% eram homens e 16,5%, mulheres. Entre os escravos, o sexo feminino representava apenas 3,1%, já que o trabalho da mineração era prioritariamente desempenhado por homens.
Note-se aqui a história de uma mãe e dona de casa exemplar para os padrões da época e, dadas as vicissitudes da biologia, provavelmente com um aspecto bem mais caseiro que as sex symbols da TV e cinema.
Silva and Oliveira had thirteen children together. In 1770 Oliveira was required to return to Portugal. He decided to take his sons with him, and Silva stayed in Tejuco to raise their daughters, where she dedicated most of her time to their education. Her children went on to enjoy successes in their lives, including a nomination as the chief judge’s immediate heir and a rank of colonel in the cavalry of Minas Gerais. Silva was able to retain her status after her white partner left, despite her being a person of color.
A representação de Chica da Silva, por meio de Xica, também foi parte da construção da imagem da mulher negra no Brasil. Como explica Flávia, "ela é nossa matriz nacional da feminilidade negra e esse padrão estético ainda marca o imaginário publicitário, por exemplo." Ainda segundo a socióloga , o problema do estereótipo é que ele cria realidade e fixa imagens.
Foi por meio de gordas doações que ela se associou não a uma, mas a quatro irmandades religiosas: as do Carmo e de São Francisco de Assis, exclusivamente para brancos; das Mercês, exclusiva dos mestiços; e do Rosário dos Pretos, reservada aos negros.
Documentos de instituições de ensino atestam o cuidado de Chica e João Fernandes com a educação formal dos filhos. Enquanto os quatro meninos frequentaram a escola na infância e seguiram com os estudos até a Universidade depois que foram com o pai para Portugal, as nove meninas foram internadas no Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição de Monte Alegre de Macaúbas, o melhor educandário da capitania, destinado às filhas da elite mineira.
O filme modificou até a grafia do nome e fez com que a figura da ex-escrava se mantivesse eternamente associada à sensualidade e à beleza. E rompeu definitivamente a imagem grotesca que Joaquim Felício compusera e que a historiografia ainda não havia contestado.
Em algumas obras, ela foi apresentada como uma mulher sedutora, que foi capaz de encantar um dos homens mais poderosos da era da mineração. Por outro lado, respeitando a ortografia da língua portuguesa, ela teria sido uma mãe exemplar e uma mulher que rompeu com paradigmas de sua época.
As Furtado notes, João Fernandes and Chica’s long-term relationship was typical of this larger pattern of white men living with and having children by Afro-descendent concubines. Furtado emphasizes that although many free and freed women translated their statuses as concubines into social and economic advantages, women of color were subject to “a dual exploitation—both sexual and racial” (p. xxiii). Chica’s thirteen children with João were all born free, but João, like most elite men, did not formalize his and Chica’s union with marriage. In colonial Brazil, Catholic marriage was reserved for a union between social equals. Neither did Chica use her status as a member of the local elite to advocate for a new social structure, but instead, like most freed women, she “embraced the values of the white elite with a view to finding a place in that society for themselves and their descendents” (p. xxiii). Chica became a slaveholder after her own manumission, and owned at least 104 slaves over the course of her life (p. 154).
Nessa parte, costuma entrar a narrativa da sedução, da “compra” da alforria através do poder sexual. A historiadora Júnia Furtado acredita que não era assim. João Fernandes teria desde sempre a intenção de comprar uma esposa, antes de fechar negócio. Tanto que os dois viveram juntos por 17 anos e tiveram 13 filhos, todos plenamente aceitos. Separaram-se em 1770, quando João teve que voltar a Portugal para resolver o inventário de seu pai e levou consigo os quatro filhos homens.
Das memórias de Joaquim Felício à novela da extinta Manchete, Chica da Silva sempre foi descrita como lasciva e dominadora, uma mulher insaciável e capaz de dominar qualquer homem com o poder de seu corpo.
Xica da Silva, o mito, participou da reafirmação de outro mito muito caro ao nacionalismo brasileiro — a democracia racial. "A sustentação simbólica desse mito de nação passa pela seleção de símbolos que reforçam a crença na fraternidade racial, marcada por uma suposta igualdade nas relações sociais".