EQST

Por Que Ocorrem Os Movimentos De Massa Em Encostas?

Por que ocorrem os movimentos de massa em encostas?

Primeiramente, devemos saber que movimentos de massa são descidas de solo e rocha sob o efeito da gravidade provocadas principalmente pela ação da chuva. ... Então, como as encostas são formadas por rochas sedimentares que são mais suscetíveis à ação da chuva, elas sofrem mais com os movimentos de massa.

Como a ação do homem pode interferir no movimento de massa?

Como fatores decorrentes da atividade humana, enquadram-se as alterações na rede de drenagem e no uso e ocupação do solo (eliminação da cobertura vegetal, cortes para abertura de novas estradas, construção de muros, taludes mal dimensionados, lançamento de lixo etc.).

Quais são os riscos dos movimentos de massa ou deslizamento?

As ocorrências de movimentos de massa, principalmente os deslizamentos e as quedas de barreiras, estão entre as que mais causam danos humanos. Embora esses fenômenos sejam naturais, a inter- ferência humana pode acelerá-los ou agravá-los.

Onde ocorre movimento em massa?

Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório. Esses movimentos, chamados normalmente apenas de peristaltismo, são essenciais para o processo digestivo, uma vez que garantem a movimentação dos alimentos ao longo do sistema digestório.

Quais são os tipos de movimentos de massa?

Deste modo, considerando os mecanismos específicos e os diferentes materiais envolvidos, os movimentos de massa são classificados em quatro tipos principais: Quedas/Tombamentos/Rolamentos; Deslizamentos/Escorregamentos; Fluxo de Detritos e lama; e Subsidência e Colapsos (Figura 1) (iv,v).

Quais são os tipos de erosão?

Tipos de erosão

  • Erosão pluvial.
  • Erosão fluvial.
  • Erosão costeira.
  • Erosão química.
  • Erosão glacial.
  • Fluxo de detritos.
  • Erosão eólica.
  • Movimento de massa.

O que é um rastejo?

Como vimos anteriormente, o rastejo consiste em movimento descendente, lento e contínuo da massa de solo de um talude, caracterizando uma deformação plástica, sem geometria e superfície de ruptura definidas.

O que é um deslizamento de terra?

O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas.

O que é e quais são os tipos de erosão?

A erosão, como sabemos, consiste no processo de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e, principalmente, dos solos. ... Em termos de classificação, há vários tipos de erosão, que podem ser elencadas conforme o tipo de agente erosivo atuante, como a água, os ventos e os seres vivos.

O que é um processo erosivo?

Processos erosivos são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.

Quando ocorre a erosão do solo?

A erosão do solo é um desgaste natural que acontece por causa da ação da água corrente, do vento ou de atividades humanas que resulta no desgaste ou na remoção do solo.

O que causa a erosão do solo?

A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas. ... A erosão causa a perda da fertilidade do solo, tornando áreas agricultáveis em áreas estéreis.

Quais são as causas e consequências da erosão do solo?

Erosão. A erosão é um processo natural, porém pode ser intensificado pela atividade humana. Ela ocorre pela transformação e pelo desgaste do terreno devido à ação de agentes externos, como chuva, vento e sol. A destruição da vegetação natural remove a proteção do solo e resulta em um maior desgaste da superfície.

O que é preciso fazer para evitar a erosão do solo?

Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.

Quais são os agentes que provocam a erosão do solo?

ar água e gelo são os principais causadores de erosão quando o solo esta sem vegetação nativa,o que favorece a ocorrência deste fenômeno.

Quais são os principais agentes da Natureza que provocam alterações no relevo terrestre e explicá los?

Ás ações da natureza, podemos citar as chuvas como principal causadora da erosão. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. ... O vento e a mudança de temperatura também são causadores importantes da erosão.

Quais são os agentes que modificam o solo?

O agente externo mais atuante sobre a transformação dos solos é a água, seja de origem pluvial (chuvas), seja de origem fluvial (rios e lagos), ou até de origem nival (derretimento do gelo). A ação das águas também pode ser dividida em fluvial, marinha e glacial.

Quais são os principais agentes da Natureza que provocam alterações no relevo terrestre?

Os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima. Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres. Em conjunto, esses elementos atuam naquilo que chamamos de intemperismo e também fomentam o processo de erosão.

Quais são os agentes que modificam o relevo?

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.

Quais são os principais agentes Endogenos?

Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.