Para que serve a terapia familiar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A terapia familiar não só auxilia a melhorar a dinâmica do grupo, mas também traz efeitos individuais, já que as relações familiares são responsáveis por reforçar e manter vários padrões disfuncionais em seus membros.
Quais os tipos de terapia familiar?
Os tipos de terapia familiar mais conhecidos são a sistêmica, a estrutural, a boweniana, a estratégica e a constelação familiar. A aplicação da abordagem mais adequada depende de cada caso e da problemática que se pretende tratar.
Quais os problemas que podem ser discutidos na terapia familiar?
Quais os problemas que podem ser discutidos na terapia familiar? Conflitos de geração, uso de drogas, alcoolismo, discordâncias em relação à criação dos filhos, quadros de depressão, bulimia, anorexia e diversos outros podem levar a família a procurar a ajuda do terapeuta.
O que significa terapeuta sistêmica?
A Terapia Sistêmica é uma abordagem terapêutica que observa o sujeito em seu meio, normalmente a família. Não o considera isoladamente, mas no sistema em que se criou e vive. Possibilita uma visão mais ampla do sujeito, das relações, das dificuldades, dos problemas e das soluções.
Em que consiste a Terapia Familiar estratégica?
Na terapia estratégica são analisadas as respostas dos membros familiares às regras e estudados os padrões de comportamento. Nesse processo, avalia-se os feedbacks familiares que investem na homeostase da família, e rejeitam a mudança, e os que favorecem à transformação.