Tradicionalmente é usada pelos indígenas da tribo Xucuru Kariri, sendo a casca do caule usado para fins medicinais e a casca da raiz utilizada para cerimoniais religiosos devido as substâncias psicoativas presentes na raiz.
Segundo Carlos Estêvão que visitou os Pankararús de Brejo dos Padres em Tacaratú Pernambuco, 1936 O preparo da Jurema ocorre da seguinte forma: Raspada a raiz, para eliminação da terra que, porventura, nela esteja agregada, em seguida é colocada sobre outra pedra e macerada.
Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Acre, Adstringente, Amargo, Anasarca, Ascite, Diurético, Doenças venéreas, Emenagoga, Emético, Feridas, Hidropsia, Hidropsia crônica, Picada de cobras, Purgativo, Purgativo forte, Sudorífico, Vomitivo.
Segundo Tuquinha, a raiz é colhida na beira do brejo, bem próximo da água. Dentre os povos da mata, o carapiá é comumente utilizada como um antídoto para mordida de cobras e em casos de intoxicação por alimentos, por causa da sua ação digestiva e vomitiva. É usada também para aromatização de fumo.
Naturalmente anti-inflamatória, a japecanga ajuda a fortalecer a imunidade, assim tornando o corpo mais protegido contra inflamações e infecções diversas.
Em geral, o óleo essencial ou o chá devem ser consumidos 4 xícaras por dia para estimular a transpiração e para curar doenças como malária, sífilis, gonorreia, dor nos ossos, reumatismo e artrite. Além disso, gargarejar a carobinha também ajuda no combate de gripes e dores de garganta.
Banho: Ferver 3 litros de água e quando iniciar a fervura acrescentar 3 punhados de Carobinha, desligue o fogo e abafe. Após o banho convencional, se banhe com o preparo do pescoço para baixo. Recolhe as ervas e jogue-as num lugar de Natureza como um jardim ou canteiro.
Na maioria das vezes, a árvore apresenta sua casca fina e de cor acinzentada. Apesar de ser uma árvore de grande poder medicinal, a carobinha está ameaçada de extinção, pois sua exploração é utilizada para diversos segmentos.
Planta tem ação diurética, anti-inflamatória e digestiva, além de ser indicada para o tratamento de ansiedade. As substâncias presentes na cavalinha vão ainda mais além: elas têm ação diurética (atuam na eliminação do sódio ajudando a tratar hipertensão e insuficiência renal), anti-inflamatória e digestiva.
7 Remédios caseiros para pressão alta
Chá de cavalinha Assim como o hibisco, a cavalinha também é indicada para reduzir a pressão, além de ajuda a desinchar e queimar gorduras. Por ser uma boa aliada contra o estresse e a ansiedade, pode ser consumida à noite.
De acordo com uma publicação da SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia), a erva cavalinha ocasiona alterações hepáticas ao ser consumida em doses superiores a 600 mg por dia. Entretanto, para fazer mal o uso deve ser contínuo (por três a 18 semanas).
Como fazer o chá: Basta ferver 200 ml de água. Desligar o fogo, colocar uma colher de sopa da folha de cavalinha. Deixar em infusão por 5 minutos. Depois é só coar e beber.