Abundância e obtenção. Devido a sua reatividade, o fósforo não é encontrado nativo na natureza, porém forma parte de numerosos minerais. A apatita é uma importante fonte de fósforo, existindo jazidas relevantes deste mineral no Brasil, Marrocos, Rússia, Estados Unidos e em outros países.
O fósforo foi descoberto por Henning Brand em 1669, na Alemanha. Ele caracteriza-se por ser um metal e pertence ao mesmo grupo do nitrogênio na tabela periódica. Ele não é encontrado isolado na natureza pelo fato de ser bastante reativo, estando presente no mineral apatita.
O fósforo (P) é um elemento químico de número atômico 15, massa atômica 30,97 e pertencente à família 15 ou 5ª da tabela periódica. Tal elemento é essencial para os seres vivos, pois compõem as membranas celulares, os ácidos nucleicos (DNA e RNA), os ossos e os dentes.
[Ne] 3s² 3p³
Os principais alimentos ricos em fósforo são as sementes de girassol e de abóbora, as frutas secas, peixes como sardinha, as carnes e os laticínios. O fósforo também é utilizado como aditivo alimentar na forma de sais de fosfato que se encontram em bebidas gaseificadas e enlatados, por exemplo.
Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo. Assim sendo, ela apresenta os chamados elétrons mais externos ou elétrons de valência.
A camada de valência é a última camada de distribuição eletrônica. O Diagrama de Pauling estabelece que os átomos podem possuir sete camadas de distribuição atômica. Estas camadas são denominadas K, L, M, N, O, P e Q. Cada uma destas camadas possuem um número máximo de elétrons.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Nível é a nomeclatura das camadas de energia (Estacionarios.) onde os eletrons estão orbitando. Subniveis são ''camadas de energia'' dentro dos Niveis. ... São apenas 4 subniveis eles denominados como s,p,d,f.. Cada 1 suporte um certo numero de eletrons.
Os níveis representam os níveis de energia na Eletrosfera, que variam do 1° ao 7° nível. Já os subníveis são as letras s, p, d e f, que vão depender da quantidade de elétrons que cabem em cada nível.
Os subníveis eletrônicos são subdivisões das camadas eletrônicas. Eles são designados pelas letras minúsculas, s, p, d e f . Sendo os subníveis g, h e i teóricos (estando vazios nos átomos dos elementos conhecidos).
Subcamadas ou subníveis de energia: Os orbitais em um átomo são agrupados em subcamadas e, na ausência de qualquer campo magnético aplicado externamente, todos os orbitais de uma mesma subcamada têm a mesma energia.