EQST

Onde Se Aplica A Nitretaço?

Onde se aplica a nitretação?

Tecnologia de ponta em engenharia de superfícies metálicas, a nitretação a plasma é uma técnica maciçamente utilizada em países como Alemanha, França e USA [1]. Basicamente, o método utiliza um plasma para implantar íons de nitrogênio em metais como o aço, titânio e alumínio.

Que aços são usados para nitretação?

Basicamente, todo o ferro e aço pode ser nitretado. Aços de baixa-liga e não-liga podem ser nitretados na condição de recozimento. Aços de média-liga e alta-liga devem ser austenitizados, temperados e revenidos para desenvolver as propriedades ideais do núcleo antes de nitretação.

Quais os objetivos da nitretação?

Finalidade da Nitretação A nitretação é um tratamento de superfície relacionada à difusão (Fig. 3), com o objetivo de aumentar a dureza da superfície (entre outras propriedades) através da criação de uma camada (case) sobre a superfície da peça (Fig. 4).

O que é nitretação e quais são os tipos de nitretação?

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

Que aços são usados para nitretação quais são os tipos de nitretação em que condições de tratamento térmico deve estar os aços a serem Nitretados?

A nitretação gasosa em alta temperatura consiste no enriquecimento superficial em nitrogênio de aços inoxidáveis convencionais (austeníticos, martensíticos, ferrítico-austeníticos e martensítico-ferríticos), por meio de tratamento termoquímico em temperaturas elevadas (geralmente entre 1000 e 1200 oC), sob atmosfera ...

O que é processo de nitretação?

Processo de nitretação é o procedimento que aufere a conexão do nitrogênio a um metal, objetivando torná-lo mais duro. Trata-se de uma técnica industrial que produz cementação, em que inclui a formação de uma pequena camada de liga robusta na parte externa do objeto metálico.

Quais são os tipos de nitretação?

Alguns tipos de nitretação. O processo de nitretação é desdobrado em variados tipos, como: nitretação gasosa, nitretação por plasma, nitretação iônica, nitretação a gás e nitretação líquida.

O que é o processo de nitretação?

A nitretação a plasma se baseia em inserir íons de N em uma camada superficial do material, criando assim a camada nitretada. Ao longo do processo é gerado um plasma, tornando a atmosfera reativa. É um processo que ocorre a baixa pressão, com atmosfera controlada e temperatura relativamente baixa.

Quais são os objetivos aplicações e tipos de tratamentos térmicos superficiais TTS )? Em que consiste Os TTS de cementação nitretação e Cianetação?

Em que consiste os TTS de cementação, nitretação e cianetação?"— Transcrição da apresentação: 1 1) Quais são os objetivos, aplicações e tipos de tratamentos térmicos superficiais (TTS)? ... Os tipos principais são a Cementação, Nitretação, Carbonitretação, Chama, Indução e Jateamento de Granalhas.

Por que a têmpera é realizada após a cementação?

Como resultado da cementação e da têmpera, a temperatura de têmpera foi suficiente para temperar a região cementada, devido ao seu alto teor de carbono, porém não modifica muito as propriedades do núcleo da peça, que deste modo preserva sua ductilidade.

Qual tipo de aço é mais indicado para aplicar o tratamento termoquímico de nitretação?

A grande vantagem sobre a nitretação a gás é que, além de utilizar aço carbono, os tempos são bem menores. A desvantagem é que a camada nitretada também é menor (máxima de 0,015mm contra 0,7mm de nitretação a gás).