Sempre se diz que o município de São Paulo tem o trópico de Capricórnio atravessado por ele; na verdade, ele atravessa o norte da cidade. Em Parnaíba, o sul. Ele também passa por Sorocaba, Londrina, norte da Argentina. Passa por onze países no total.
Infelizmente não há meridianos que corte o Brasil, ele fica no meios dos dois que existem que é o de Greenwich e Linha internacional de Datas. O Brasil e cortado pela Linha de Equador e Tropico de Capricórnio.
No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.
trópico de capricórnio
O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.
Resposta. Os três estados: Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Cerca de 90% do Brasil encontra-se entre os trópicos de Capricórnio e Câncer, por isso é chamado de um "País Tropical". A dinâmica climática é diversificada.
Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, a maior parte do Brasil situa-se em zonas de latitudes baixas, nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.
Resposta: Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno).
O clima temperado pode ser encontrado nas regiões entre os trópicos e os polos. São regiões com temperaturas que podem variar de -3ºC a 18ºC, tendo estações do ano bem definidas. ... Contudo o clima temperado pode ser diferenciado em algumas áreas como Temperado Oceânico e Temperado Continental.
A maior parte da região apresenta clima equatorial (próximo à linha do equador), portanto é quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC. O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, salvo Roraima e parte do Amazonas, onde chove mais no inverno.
O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. Influenciado pela atuação da massa de ar Tropical Atlântica, o clima nessa região é quente e chuvoso.