A fragmentação é um processo biológico fundamental caracterizado por sua progressão sistemática através de estágios distintos. Este método de reprodução assexuada é delineado por uma série de etapas bem definidas, garantindo o sucesso da geração de novos organismos a partir de fragmentos. As etapas gerais da fragmentação podem ser elucidadas da seguinte forma:
Fragmentação: também chamada de regeneração, nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo. Esse tipo de reprodução pode ser observado em diferentes grupos, como esponjas e cnidários.
A fragmentação interna é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. Numa memória secundária, ela ocorre quando um arquivo ou fragmento de arquivo não ocupa completamente o espaço da unidade de alocação destinado a ele, causando desperdício de espaço. Cada unidade de alocação não pode comportar fragmentos de arquivos diferentes.
Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo. ... No intemperismo, podem ocorrer processos químicos, físicos e biológicos que estão sempre modificando o relevo, isto é, a porção superficial da Terra.
Regeneração em biologia é a recomposição das partes de um indivíduo perdidas durante o processo de reprodução assexuada, no qual parte(s) de um indivíduo da(ão) origem a outro(s) indivíduo(s). ... Ocorre comumente em vegetais, algas, entre outros.
Esse é um problema de desempenho tão grande (e comum), que o Windows vem com seu próprio desfragmentador de disco. Antes de explicarmos exatamente o que é a fragmentação e como corrigi-la, vamos nos certificar que ela realmente se aplica a você.
Fragmentação. A fragmentação é o processo de reprodução assexuada em que o indivíduo inicial se divide em duas partes e, se ambas as partes forem grandes o suficiente, cada uma delas se regenerará originando um novo indivíduo.
Regeneração é a capacidade dos tecidos, órgãos ou mesmo organismos se renovarem ou ainda de se recomporem após danos físicos consideráveis. Deve-se à capacidade das células não afetadas de se multiplicarem e, em acordo com a necessidade, de se diferenciarem, a fim de recompor a parte lesionada.
A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. ... Quanto à reprodução sexuada, esta ocorre a partir da união de gametas.
A fragmentação, embora ofereça diversas vantagens como modo de reprodução assexuada, também apresenta algumas desvantagens. Estas desvantagens, enraizadas na natureza inerente do processo, podem ser sistematicamente elucidadas da seguinte forma:
Esse processo é interno e acontece quando as condições de vida estão desfavoráveis. Neste tipo de processo, o corpo do progenitor é quebrado em vários pedaços, sendo que cada uma destas partes é capaz de se reproduzir individualmente até assumir a forma semelhante de seu progenitor. Ocorre nos invertebrados.
A reprodução sexuada consiste na união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto que dará origem a um novo ser. ... É por meio da reprodução que as informações genéticas são transmitidas entre as gerações. Cada indivíduo originado herda o material genético de seus progenitores.
Alguns animais são muito conhecidos pela capacidade de regeneração de seus tecidos, órgãos ou mesmo sistemas. As planárias, os axolotes (salamandra-mexicana) e a estrela-do-mar são exemplos. A regeneração das caudas das lagartixas constitui também exemplo de regeneração, nesse caso, de um órgão completo. O epitélio ( pele) se regenera rápida e ...
Brotamento → formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipo de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos. Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo.
Sinta-se à vontade para fazer suas perguntas ou participar das discussões em andamento. Nossa equipe de especialistas, assim como outros leitores, estará ativa no fórum para interagir com você e fornecer respostas perspicazes. Lembre-se, compartilhar seus pensamentos não apenas ajuda você a obter uma compreensão mais profunda, mas também contribui para o crescimento e aprendizado da comunidade. Estamos ansiosos para ouvir de você e promover uma discussão enriquecedora. Obrigado por fazer parte da nossa jornada!
A fragmentação nas plantas é um modo predominante de reprodução vegetativa, permitindo a proliferação de espécies sem o envolvimento de sementes. Este método de reprodução é caracterizado por mecanismos específicos e é observado em vários tipos de plantas, desde árvores lenhosas até musgos não vasculares. O processo e seu significado no reino vegetal podem ser detalhados da seguinte forma:
A fragmentação é o processo de reprodução assexuada em que o indivíduo inicial se divide em duas partes e, se ambas as partes forem grandes o suficiente, cada uma delas se regenerará originando um novo indivíduo.
Fragmentação: também chamada de regeneração, nela ocorre o surgimento de um novo indivíduo a partir de um fragmento. Nesse caso, há duas etapas: a fragmentação de um indivíduo e a regeneração desse fragmento, formando um novo indivíduo. ... Cada uma dessas partes é capaz de se regenerar e originar outras planárias.
São cinco os processos mais conhecidos de reprodução assexuada: 1) Divisão binária: conhecido, também, por cissiparidade ou bipartição, este processo consiste na divisão de uma célula em duas células-filhas. Exemplo: bactérias. 2) Esporulação: reprodução por meio de esporos, célula especializada que é liberada, ...
Existem dois tipos de fragmentação, a fragmentação interna e a fragmentação externa . A fragmentação interna é a perda de espaço dentro de uma área de tamanho fixo. Numa memória secundária, ela ocorre quando um arquivo ou fragmento de arquivo não ocupa completamente o espaço da unidade de alocação destinado a ele, causando desperdício de espaço.
A reprodução por fragmentação ocorre em cianobactérias, algas filamentosas, animais com diferenciação tecidular reduzida e elevada capacidade de regeneração, como, por exemplo, as estrelas-do-mar.
Esporulação: No processo de reprodução por esporulação, são formadas células reprodutoras especializadas que são liberadas e germinam quando encontram um ambiente favorável. Essas células, denominadas de esporos, são capazes de gerar outro indivíduo.
Uma das formas de eliminar definitivamente os esporos é a autoclavagem, técnica pela qual materiais como roupas, alguns alimentos, instrumentos hospitalares e laboratoriais são tratados com vapor de água em elevadas temperaturas (acima de 120°C) durante um período de, no mínimo, 20 minutos, num aparelho denominado ...
Métodos Físicos de Controle de Microorganismos
Cloro e compostos clorados: Agentes oxidantes, que oxidam grupos-SH e _NH de enzimas, inibando-as e inativando ácidos nucléicos são eficazes contra vírus, bactérias Gram-positivas e negativas, fungos, micobactérias, todos os tipos de vírus e endósporos.
Esterilizantes Químicos. Entre os agentes químicos esterilizantes estão os aldeídos (glutaraldeído e formaldeído) e o óxido de etileno.
Dentre os agentes químicos podemos citar como exemplo: a) Compostos orgânicos (fenol e compostos fenólicos, álcoois, compostos de amônio quaternário): causam lesão na membrana plasmática (alterando sua permeabilidade), inativam enzimas e desnaturam proteínas.
Para que a multiplicação bacteriana seja possível, os seguintes nutrientes devem estar disponíveis: água, fonte de energia, fonte de nitrogênio, vitaminas e sais minerais. crescimento das células: Carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo.
O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população. ... O crescimento microbiano pode ocorrer em meio líquido com as células em suspensão ou associado a superfícies, sob a forma de biofilmes.
O controlo do crescimento microbiano pode ser alcançado por descontaminação, desinfecção e esterilização, podendo ser usados tanto métodos físicos como químicos.
Pressão osmótica Altas concentrações dessas substâncias criam um ambiente hipertônico que ocasiona a saída da água da célula microbiana. Os fungos e os bolores são muito mais capazes que as bactérias de crescer em materiais com baixa umidade ou altas pressões osmóticas.