O nome do festival é originário do lugar onde ela acontece, a Ilha de Parintins, a 420 quilômetros de Manaus. Durante o festival é representada uma rivalidade quase centenária entre dois grupos que encenavam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino.
Sempre abrir. O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Parintins é uma cidade localizada no Estado do Amazonas e faz fronteira com o estado do Pará. O lugar é uma ilha, conhecida como Tupinambrana, descoberta em 1796. É o palco da maior manifestação cultural do Norte brasileiro, o Festival Folclórico de Parintins.
Esse festival cultural, que hoje é uma das maiores festas regionais do Brasil, começou oficialmente em 1965. ... O nome da festa vem do lugar onde ela acontece – a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus.
“A importância dessa festa é a manutenção de tradições de uma prática cultural. É uma festa que foi incorporada ao nosso cotidiano anual. Teve sua origem quando os portugueses chegam aqui e se deparam com alguns rituais indígenas e há uma incorporação desses práticas para essas festas religiosas.
O cantor é cego desde a infância por conta de acidentes. Ele tentou algumas vezes recuperar a visão por meio de cirurgias, mas sem sucesso.
Patrick Araújo
Foi campeão em 2010, 2012, 2015 (ano do cinquentenário do festival) e Bicampeão nos anos de 2017 e 2018.
Marujada
Festival de Parintins
O Festival Folclórico de Parintins ocorre na última semana do mês de junho. São três noites de apresentação (sexta-feira, sábado e domingo), este ano nos dias 24, 25 e 26. Os bois Caprichoso e Garantido se apresentam todas as noites e a ordem é definida por sorteio.
A cidade de Parintins está localizada a 369 quilômetros de Manaus, a capital do Amazonas. Para chegar à ilha, o palco oficial dos bumbás Garantido e Caprichoso, o visitante tem duas opções: ir de barco e conhecer um pouco mais sobre a floresta Amazônica, ou ir na comodidade de um avião.
Considerada a segunda maior festa do Brasil, somente superada pelo Carnaval do Rio, o evento mostra o “Boi-Bumbá”, a disputa entre dois grandes grupos folclóricos da região, representados por 'bois' de pano: um branco com um desenho de coração vermelho na testa, chamado Garantido; um outro preto, com uma estrela azul, ...