EQST

O Que Vitek?

O que é Vitek?

O Vitek® 2 Compact é um sistema automatizado que garante excelência na identificação microbiana de rotina e testes de suscetibilidade aos antimicrobianos (TSA) em microrganismos isolados de amostras clínicas.

Como funciona o Vitek?

Como funciona Você coloca o inóculo no casete VITEK 2 no Smart Carrier Station™, na qual o cartão VITEK® 2 e a amostra estão vinculadas virtualmente. Após você carregar a cassete, a incubação e a leitura de cada cartão são gerenciados pelo sistema sem a sua intervenção.

O que é Microbiologia automatizada?

Responsável pelo processamento das amostras (urina, sangue e outros), a microbiologia recebe os materiais, cultiva em uma placa onde os fungos ou bactérias podem crescer ou não. ...

Para que serve o exame de urina urocultura com antibiograma?

A urocultura com antibiograma é um exame laboratorial solicitado pelo médico que tem como objetivo identificar o microrganismo causador da infecção das vias urinárias e qual o seu perfil de sensibilidade e de resistência aos antibióticos normalmente utilizados para tratar a infecção.

Como funciona o Bactec?

O BD BACTEC é um sistema automatizado desenvolvido para detectar o crescimento de microrganismos em amostras de sangue. O aparelho não é invasivo e monitora, agita e incuba frascos simultânea e continuamente. A metodologia é baseada na detecção da fluorescência emitida por um sensor nos frascos com meios de cultura.

Qual o fundamento da automação em microbiologia?

A automação em microbiologia clínica permite a identificação precisa de centenas de micro-organismos, muitos dos quais impossíveis de serem identificados por métodos manuais.

Como é feito o exame urocultura com antibiograma?

Como é feito o exame
  1. Lavar a região íntima com água e sabão;
  2. Afastar os lábios da vagina, na mulher, e retrair o prepúcio, no homem;
  3. Rejeitar o primeiro jato de urina;
  4. Coletar a restante urina para o recipiente próprio.

Quanto maior o MIC?

Potência ou concentração inibitória mínima (MIC, MIC50, MIC90) é a concentração de antimicrobiano necessária para inibir o crescimento bacteriano, de forma que quanto menor o MIC, maior a potência e, quanto maior a potência, maior a dificuldade da bactéria em desenvolver resistência.

Como interpretar os resultados de um antibiograma?

Como interpretar o resultado O resultado do antibiograma deve ser interpretado pelo médico, que observa os valores da Concentração Mínima Inibitória, também chamado de CMI ou MIC, e/ ou o diâmetro do halo de inibição, dependendo do teste que foi realizado.

O que é BD Bactec?

O BD Bactec™ FX é um sistema totalmente inovador e inteligente para detecção de microrganismos nas hemoculturas. Possui maior integração com o usuário, através de alarmes sonoros e indicadores visuais, aliada à tecnologia dos sistemas BD BACTEC™ com melhor utilização de espaço.

Como é realizado a hemocultura?

Hemocultura é o exame realizado com o objetivo de isolar e identificar microorganismos patogênicos no sangue de um paciente que se supõe ter uma infecção. É um exame auxiliar relevante, pois seu resultado reflete diretamente na terapêutica.

Quais as desvantagens da automação laboratorial?

Um erro comum cometido na automação laboratorial é a implantação de um sistema tão rígido, que todo o processo laboratorial deve se amoldar a ele – na verdade, é o sistema que deve se adaptar ao processo.

Quais seriam as vantagens da automação em relação as análises manuais feitas para urina?

“Além do aumento da produtividade do laboratório, há também um aumento da qualidade dos resultados. Como o processo não é manual, há menor interferência do operador e redução de erros de procedimentos.