As normas técnicas são documentos criados para estabelecer um conjunto de regras sobre um determinado assunto ou atividade.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas ou ABNT é uma entidade privada e sem fins lucrativos que cuida de diferentes normatizações no país. Ou seja, ela estuda e propõe formas de sistematizar processos, sejam eles de cunho acadêmico, tecnológico, industrial, produção de serviços, entre outros.
Como Elaborar Normas O processo de elaboração de um Documento Técnico ABNT é iniciado a partir de uma demanda, que pode ser apresentada por qualquer pessoa, empresa, entidade ou organismo regulamentador, que estejam envolvidos com o assunto a ser normalizado.
7 Tipos de normas técnicas (ABNT, 2003) Ex.: norma de base, normas de terminologia, norma de produtos, normas de ensaio, normas de segurança, norma de serviço, norma de interface.
Uma NBR é criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Este órgão é responsável pela organização e elaboração de normas técnicas que são aplicadas em diferentes áreas, que abrangem desde a pesquisa acadêmica até documentos e procedimentos empresariais.
A ABNT, no atual modelo, manteve sua estrutura interna em relação aos Comitês Brasileiros - CB e aos tipos de normas elaboradas (classificação, especificação, método de ensaio, padronização, procedimento, simbologia e terminologia).
A NBR 6023 trata da “Informação e documentação – Referências – Elaboração”, e é a principal norma de referências bibliográficas, por isso, é muito provável que você já tenha ouvido falar dela, especialmente se já está na fase do TCC.
O que são as normas MLA No que se refere às citações, o estilo MLA prioriza citações de autores entre parênteses e estabelece padrões para a lista de referências.
Foram alterados poucos pontos, principalmente relacionados a exemplos. Seguem as alterações mais relevantes: Ordem de apresentação dos dados em referências de entrevistas: o nome entrevistado entra primeiro e em seguida o nome dos entrevistadores.
O que muda na ABNT NBR 6022 A primeira versão da norma foi publicada em 1974 e, desde então, sofreu alterações em 1986, 1994, 2003 e, a mais recente, 2018.
Sites para consultar normas ABNT ABNT Coleção – http://www.abnt.org.br/assinatura-de-normas-tecnicas – Neste endereço você precisa fazer uma assinatura. Serve especialmente para quem precisa de acesso rápido às Normas Técnicas em formato digital e também permite acesso mobile (smartphones e tablets).