EQST

O Que Uma Dissociaço Inica?

O que é uma dissociação iônica?

A dissociação iônica é a separação de íons que ocorre a partir de compostos iônicos dissolvidos em água. ... É importante ressaltar que apenas as substâncias iônicas, como sais e bases, sofrem dissociação quando em soluções ou fundidos.

Quando que uma substância ioniza e quando que uma substância dissocia?

Importante: Substâncias moleculares que sofrem ionização só o fazem quando em solução. O processo não ocorre quando essas substâncias estão fundidas. Sais e bases: por serem compostos iônicos, sofrem dissociação quando em solução ou fundidos.

Como os compostos iônicos adquirem sua estabilidade?

Obs.: Assim, de uma forma geral, seguindo a regra do octeto, na ligação iônica, o metal, ao perder seus elétrons na camada de valência, torna-se estável, pois passará a ter uma nova camada de valência com dois (desde que seja no primeiro nível) ou oito elétrons.

Como os átomos adquirem estabilidade?

De acordo com a teoria do octeto, um átomo adquire estabilidade quando alcança a quantia de dois ou oito elétrons na camada de valência durante a realização de uma ligação química com um ou mais átomos.

Como os átomos podem alcançar estabilidade eletrônica?

Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.

Qual tem tendência a receber dois elétrons?

A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons.

Qual tem tendência a perder um elétron?

A eletropositividade é a tendência que cada átomo tem de perder elétrons, tornando-se um cátion em uma ligação química. A eletropositividade indica a tendência que o núcleo do átomo de um elemento químico tem de se afastar de seus elétrons na camada de valência quando forma um composto.

O que faz o átomo ter maior ou menor tendência a receber ou doar elétrons?

A eletropositividade é uma propriedade periódica que relaciona-se com a tendência do átomo em doar elétrons durante ligações químicas. Essa propriedade é oposta à eletronegatividade, que indica a capacidade do átomo em atrair os elétrons.

Qual a classe de elementos que apresenta maior tendência a ganhar elétrons?

Os ametais apresentam como principal propriedade química a capacidade de formar ânions, já que apresentam a tendência de ganhar elétrons (são elementos muito eletronegativos). Além dessa propriedade química (tendência de receber elétrons), os ametais apresentam outra: a intensa capacidade de formar substâncias iônicas.

Qual a maior classe de elementos da tabela periódica?

Metais

Qual é a classificação dos elementos da tabela periódica?

Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio. Metais: os metais constituem a maior parte dos elementos existentes (dois terços).

Quais são os Ametais?

Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.

Qual a característica principal dos Ametais?

Ametais: maus condutores de eletricidade, apresentam coloração opaca, baixo ponto de fusão e quando se encontram no estado sólido se fragmentam, ou seja, não é possível transformá-los em objetos.