A análise bromatológica dos alimentos é destinada à verificação da composição química dos mesmos, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, químicas, toxicológicas e sua ação no organismo.
Seu valor nutritivo é considerado excelente, principalmente pelo nível de energia. Ele apresenta 8,5 a 9,0% de proteína bruta e 0,25% de fósforo. O alimento constitui a base energética das rações de todos os animais domésticos e é também muito utilizado na alimentação humana.
Informação nutricional e como usar
O milho é um tipo de cereal muito versátil e que possui diversos benefícios para a saúde como proteger a visão, por ser rico nos antioxidantes luteína e zeaxantina, e melhorar a saúde intestinal, devido ao seu alto teor de fibras, principalmente insolúveis.
Abaixo, selecionamos 5 incríveis benefícios do milho:
O motivo: tal quitute é energético, rico em fibras e minerais e, se inserido de forma equilibrada na dieta, torna-se um aliado da saúde.
Ela explicou que, assim como todo alimento feito de milho, a pamonha é rica em fibras e uma saborosa fonte de energia, porém para quem está com o objetivo emagrecer, deve ser consumida com moderação devido ao seu alto valor calórico.
“Não há nada de mal em comer pamonha, canjica, munguzá e pé-de-moleque, desde que estes não sejam o seu único feito durante a festa”, diz o especialista.
Já a mesma quantidade de pamonha oferece 171 calorias na porção de 100 gramas e 30 gramas de carboidrato.
Receita de Pamonha salgada com queijo coalho, 198,53 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
A nutricionista Tchakmakian aconselhou que a ingestão da pamonha deve ficar em aproximadamente 100 g, o que é correspondente a um potinho de sobremesa.
Tabela Nutricional