Statement é uma declaração, pela tradução literal. É uma afirmação. Muitas vezes chamamos em português de comando, ainda que a palavra não expresse bem o que é.
A classe DriverManager é a responsável por se comunicar com todos os drivers que você deixou disponível. Para isso, invocamos o método estático getConnection com. Para abrir uma conexão com um banco de dados, precisamos utilizar sempre um driver.
O Resultset é uma classe da API JAVA que permite percorrermos um DataTable de alguma consulta em um banco de dados. Ao ser inicializado, o Resultset coloca seu cursor na primeira linha do DataTable, o método next() permite que o ponteiro seja direcionado para a próxima linha caso exista.
O Java Database Connectivity (JDBC) é um conjunto de classes e interfaces escritas em Java que fazem o envio de instruções SQL para qualquer banco de dados relacional.
Objeto de acesso a dados (acrônimo do inglês Data Access Object - DAO), é um padrão para aplicações que utilizam persistência de dados, onde tem a separação das regras de negócio das regras de acesso a banco de dados, implementada com linguagens de programação orientadas a objetos (como por exemplo Java) e arquitetura ...
É muito importante dentro de uma aplicação web, centralizar em alguma classe a execução de queries em algum SGBD pois desta forma é possível garantir mais segurança e confiabilidade na aplicação.
Os Prepared Statements são declarações preparadas – literalmente como uma tradução do inglês para o português – que são armazenados no servidor de bancos de dados com a finalidade de executar consultas sem variação sintática, com dinamismo apenas nos parâmetros.
Um Statement irá sempre passar pelos quatro passos acima para cada consulta SQL enviada para o banco. Já um Prepared Statement pré-executa os passos (1) a (3). Então, ao criar um Prepared Statement alguma pré-otimização é feita de imediato. ... presentes na interface PreparedStatement e não por concatenação de strings.
O PreparedStatement não só é mais seguro, mas também trata automaticamente caracteres como as '. Assim o aluno MacDonald's não daria mais pau no seu SQL. Ele também lida sozinho com formatos de datas (que não são padronizados no SQL puro, e portanto, dependem do banco) e outros detalhes chatos.
Para a aplicação Java se comunicar com um banco de dados e acessar os seus dados, uma conexão com o BD deve ser estabelecida. A partir da conexão é possível interagir com o BD, fazendo consultas, atualização e busca às meta informações da base e das tabelas. Criação da conexão com o BD: Connection conn = DriverManager.
Iniciando o Servidor e Criando um Banco de Dados
Criar um banco de dados eficiente e útil é uma questão de seguir o processo adequado, incluindo as fases a seguir:
No eclipse JEE, mude a perspectiva database development, geralmente essa opção fica no canto superior direito. Click com o botão direito em database connections, opção new. Na tela seguinte selecione o banco desejado(MySQL), na próxima informa os dados da conexão como servidor, usuário, senha e database.
Antes que você possa acessar o Servidor de Banco de Dados MySQL no NetBeans IDE, você deve configurar as propriedades do Servidor MySQL. Clique com o botão direito do mouse no nó Banco de Dados na janela Serviços e escolha Registrar o Servidor MySQL para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Servidor MySQL.
Crie um pacote dentro de “Pacotes de código- fonte” na sua aplicação, comum nome similar a esse: br.com. ConexaoBanco. Dentro de sua package (pacote), clique com o botão direito do mouse, e selecione Novo > Classe Java e salve como ConexaoMySQL.
Abra a IDE do NetBeans, após aberto vá na opção que fica a esquerda do seu monitor em BANCO DE DADOS => DRIVER´S clique com o botão direto sobre a opção driver´s e escolha a opção NOVO DRIVER. Exemplo do como ficara sua ide após seguir os passos. Exemplo da imagem após você ter clicado no item novo driver.
No eclipse (ver Figura 2): clique com o botão direito no projeto, vá em “Properties”, selecione “Java Build Path” na árvore esquerda, clique na aba “Libraries”, clique no botão “Add External JARs”, selecione o arquivo JAR do driver e clique em “OK”.
No eclipse (ver Figura 2): clique com o botão direito no projeto, vá em “Properties”, selecione “Java Build Path” na árvore esquerda, clique na aba “Libraries”, clique no botão “Add External JARs”, selecione o arquivo JAR do driver e clique em “OK”.
No NetBeans, insira o conector na pasta “Bibliotecas” do seu projeto, como nas figuras a seguir: Em seguida, crie um pacote em “Pacotes de Códigos-fonte” para onde será colocada a classe da conexão com o banco. Nesse pacote, crie uma nova Classe Java para a sua classe de conexão.
Conectar-se ao servidor usando MySQL Workbench