Por sistema computacional (SI) entende-se um sistema automatizado de armazenamento, processamento e recuperação de dados , que aproveita as ferramentas da computação e da eletrônica para realizar sua complexa série de processos e operações. Em outras palavras, um sistema de computador é algum tipo de computador.
Na maioria das faculdades, o curso de S.I. além de ter a grade básica de Cálculos, Algoritmos e cia, também conta com várias disciplinas de Administração, Empreendedorismo, Ética, entre outras disciplinas mais voltadas para a gerência de projetos, e não só para o desenvolvimento dos mesmos. É bastante comum vermos a seguinte diferenciação:
O mercado de trabalho mostra uma crescente demanda por profissionais de tecnologia. Como vimos, graduados em Sistemas de Informação abrangem uma ampla gama de setores, sendo assim, são diversas possibilidades de atuação.
Convém frisar que o conceito de sistemas de informação costuma ser utilizado como sinônimo de sistema de informação informática, ainda que não sejam o mesmo. Este último pertence ao campo de estudo das tecnologias da informação, podendo fazer parte de um sistema de informação enquanto recurso material. Em todo o caso, diz-se que os sistemas de informação tratam do desenvolvimento e da administração da infraestrutura tecnológica de uma organização.
O mundo global contemporâneo, no qual fazemos compras online e geramos tantas informações , não poderia existir sem vastas e complexas redes de sistemas de computador.
Um dos campos de pesquisa mais controversos da ciência da computação é a Inteligência Artificial. Seu objetivo é atingir complexidade suficiente em um sistema operacional para dotá-lo de inteligência , ou seja, de capacidades até então reservadas aos humanos: autorreferencialidade, tomada de decisão, comunicação verbal, etc.
Acompanhe a leitura e descubra tudo sobre este universo que envolve administração, armazenamento e processamento de informações, o qual, merecidamente, conquistou seu espaço no mercado.
Os sistemas de computador são usados hoje em uma enorme multiplicidade de campos. Por exemplo, no trabalho comercial, eles têm funções contábeis e administrativas . Eles também são aliados da pesquisa científica , para processar grandes quantidades de dados.
O primeiro sistema de computador em grande escala foi a máquina de tabulação de Herman Hollerith, criada em 1890 . Ele usava uma série de cartões perfurados elétricos, com base na lógica booleana.
Os imensos volumes de dados armazenados em diferentes tipos de sistemas de computador são chamados de bancos de dados . Sua recuperação é rápida e pontual antes da solicitação dos usuários.
< Leia também: Análise de Dados: entenda na prática e conheça os seus 4 principais tipos />
Por sinal, as funções exercidas por este profissional são imprescindíveis para o universo corporativo e para qualquer demanda relacionada à análise e processamento de dados.
< Veja mais: Linguagens de programação: as 5 mais utilizadas em todo o mundo />
O SI atua para que as informações sejam tratadas adequadamente, garantindo impactos positivos em toda a estrutura organizacional e até mesmo nos modelos de gestão de determinada corporação.
Os sistemas de computador são tipos de sistemas de informação, ou seja, sistemas que são organizados em torno do manuseio de dados de vários tipos, embora nem todos os sistemas de informação sejam ciência da computação. Ou seja, nem todos são digitais, automatizados ou eletrônicos .
Assim, pode-se garantir que a corporação utilize tal conjunto de dados de maneira estratégica. No caso, o gerenciamento é feito a partir de fontes internas e externas, organizado em sites, bancos de dados ou softwares.
Considerada como função indispensável para qualquer empreendimento, a responsabilidade do trabalho está relacionada ao desenvolvimento e manejamento de programas informatizados.
O objetivo de todo SI é gerenciar as informações de forma otimizada . Ele permite que você salve, recupere, mude a mídia (por exemplo, imprima) ou compartilhe.
Além disso, permite inúmeras atuações, que vão desde facilitar o trabalho do ser humano, oferecer-lhe entretenimento ou informação , comunicá-lo com outros humanos à distância, etc.
Existem diferentes tipos de sistemas de informação, que são projetados para atender a diferentes necessidades e funções dentro de uma organização. Confira os principais tipos de sistemas de informação:
Esse termo pode tanto expressar um sistema automatizado como um sistema manual. Sendo que o primeiro compreende sistemas computadorizados e redes de comunicação e o segundo diz respeito a metodologias, pessoas ou mesmo máquinas, por exemplo.
O grande diferencial aí é a presença de computadores , que fornecem seu poder de processamento ao sistema para que a recuperação da informação seja o mais rápida, precisa e massiva possível. No entanto, existem sistemas de informação baseados no papel , na palavra escrita ou em outros métodos.
Sistema operativo ou operacional (em inglês: Operating System - OS) é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o ...
Qual o melhor sistema operacional para se ter no micro de casa?
Exemplos de software de sistema incluem sistemas operacionais como macOS, Ubuntu (uma distribuição Linux) e Microsoft Windows, software de computação científica, mecanismos de jogos, automação industrial e aplicativos de software como serviço.
Software aplicativo (normalmente referido como apenas software) é um software que permite ao utilizador realizar uma tarefa especifica. Podemos citar vários exemplos como o Microsoft Office, Internet Explorer, Adobe Photoshop, navegadores, etc.
Os softwares se dividem em três categorias principais:
Em termos práticos, o software é uma coleção de dados ou instruções que informam a um mecanismo como trabalhar. Ele, nada mais é do que um programa que você acessa no celular, tablet, PC, ou qualquer outro dispositivo eletrônico.
Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.
Exemplos de softwares livres Alguns softwares livres notáveis são o Linux, o ambiente gráfico KDE, o compilador GCC, o servidor web Apache, o OpenOffice.org e o navegador web Firefox, entre muitos outros.
Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.