substantivo masculino Ação ou efeito de colabar, de causar aluimento, abalo, numa estrutura corporal, principalmente num órgão. [Medicina] Condição anormal de um órgão em que suas paredes, geralmente separadas, passam a entrar em contato uma com a outra ou se ligam: colabamento dos alvéolos pulmonares.
O surfactante pulmonar tem a função de diminuir a tensão superficial nos alvéolos, impedindo seu colabamento e aumentando a complacência pulmonar.
O surfactante é produzido no pneumócito tipo II. Os fosfolipídeos e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares.
Biologia. Alvéolos pulmonares são estruturas que se assemelham a pequenos sacos e possuem paredes muito delgadas. ... Os alvéolos pulmonares dão ao pulmão uma aparência esponjosa.
Entenda o que é o enfisema pulmonar Esse comprometimento dos pulmões é enquadrado como uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), causada por uma resposta inflamatória anormal à inalação de substâncias tóxicas, como gases, fumaça ou poluição. O principal agente causador da enfermidade é o tabaco.
A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).
O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportada no sangue ligado a hemoglobina. O sangue que deixa os pulmões possui 95% das hemoglobinas ligadas ao O2. ... Esse sangue difunde-se pelos tecidos onde o O2 se desprende da hemoglobina e passa para os tecidos.
o oxigênio participa de respiração celular. ele entra na célula por difusão simples. no meio entre célula E oxigênio combina-se com substâncias químicas do alimento. (principalmente Glicose )e libera energia além disso libera gás carbônico e água.