Disjuntor a seco Este sistema provoca o resfriamento do arco elétrico e sua conseqüente extinção que, por intermédio das referidas lâminas, seccionam o percurso do mesmo em pequenos segmentos.
Os disjuntores a vácuo VBW apresentam uma estrutura robusta e compacta sendo utilizados para proteção de circuitos elétricos. A interrupção da corrente elétrica é feita dentro de uma estrutura cerâmica conhecida como ampola a vácuo.
Um disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas.
Os disjuntores são um sistema de segurança contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica, caso a intensidade da mesma seja excedida. Quando ocorre uma sobrecorrente provocada por uma sobrecarga ou um curto-circuito, o disjuntor é desligado automaticamente.
O disjuntor é um dispositivo de proteção termomagnética usado em quadros de distribuição elétrica. Seu funcionamento é parecido com um interruptor de lâmpada, com a diferença que ele desliga a entrada de energia do imóvel de forma automática, quando detecta dois tipos de fenômenos elétricos.
O mecanismo de operação das chaves seccionadoras possui, de forma geral, o mesmo princípio de funcionamento e pouca variação de detalhes construtivos em razão dos vários fabricantes. ... As chaves seccionadoras que operam sem carga são, em geral, dispostas entre disjuntores e para isolação dos circuitos.
As chaves seccionadas têm como sua principal função assegurar que na ocorrência de má distribuição de energia, o que pode gerar curtos circuitos ou grandes danos, a energia seja cortada com alto desempenho, minimizando os riscos.
Chave Seccionadora Tripolar é um dispositivo destinado a realizar manobras de seccionar e isolar um circuito elétrico, em condições normais e com seus contatos fechados, elas devem manter a condução de sua corrente nominal, inclusive de curto-circuito até a abertura do disjuntor, sem sobreaquecimento, basicamente a ...
Existem alguns tipos de chave seccionadora, que podem variar conforme o seu desempenho. De acordo com as características da operação realizada, portanto, elas podem ser classificadas como Chave sem carga, chave faca unipolar, chave fusível e chave sob carga.
Chave faca unipolar A operação de abertura e fechamento é realizada manualmente através de um bastão isolante, cada fase é acionada individualmente.
São empregados em subestações de potência, durante o período de manutenção de equipamentos tais como religadores, seccionalizadores, de forma a não prejudicar a continuidade do alimentador; • Seccionadores com lâmina de terra: São constituídos de um único pólo de uma chave seccionadora monopolar e uma lâmina metálica ...
A chave fusível (ou corta-circuito) é um equipamento amplamente utilizado na proteção contra sobrecorrentes em redes primárias de distribuição de energia elétrica.
a) tipo "H" - elos fusíveis de alto surto, com alta temporização para corrente elevadas; b) tipo "K" - elos fusíveis rápidos tendo relação de rapidez variando entre 6 (para elo fusível de corrente nominal 6A) e 8,1 (para elo fusível de corrente nominal 200A); c) tipo "T" - elos fusíveis lentos tendo relação de rapidez, ...
Seu princípio de funcionamento se baseia na detecção automática de falha na rede elétrica, interrompendo o circuito elétrico temporariamente. Após um período pré-configurado, a RA restabelecerá automaticamente a energia na rede elétrica, verificando se a falha no circuíto ainda persiste.
O Dimensionamento: Deve-se solicitar a corrente de INRUSH do transformador com o fabricante, supondo –se que seja 18,2 A para o nosso exemplo então seu fusível é de 20 A. Desta forma a corrente de INRUSH não será capaz de danificá-lo. Na duvida consulte o fabricante.
Ifusível ≥ 20% > Inominal: sempre dimensionar o fusível para uma corrente no minimo 20% maior que a corrente do circuito que ele protege, assim evitando que ele possa fundir com qualquer alteração no circuito (seja um envelhecimento prematuro, etc), assim evitando sua vida útil. Trabalhar no limite nunca é bom.
Com os valores de Ip e Tp entramos na curva para dimensionar o fusível. corrente no mínimo 20% superior a corrente nominal (In) do motor.
Como Escolher Para proteger um circuito devemos escolher um fusível cujo valor de corrente seja maior do que a corrente máxima que o aparelho possa drenar em funcionamento normal.