Viés midiático ou viés mediático é a percepção de que os jornalistas e editores das mídias de massa utilizam-se de diversos vieses na seleção e cobertura de acontecimentos. A utilização do termo se refere à percepção de um viés generalizado e difundido por toda a mídia que infringe a ética jornalística.
As principais características do texto jornalístico são a linguagem clara, a objetividade e a apresentação das informações completas sobre o assunto.
Além disso, o dicionário de comunicação Rabaça e Barbosa define nota como uma pequena notícia destinada à informação rápida, caracterizada por extrema brevidade e concisão. Percebe-se que a nota jornalística não se define sem antes entender o que é notícia. São formatos de gêneros indissociáveis.
Produzir uma nota é ir um pouco além do lide. Normalmente não traz aspas (declarações dos envolvidos no fato). Seu estilo de redação é muito parecido com o da notícia. Ou seja, tem-se um relato mais objetivo e frio do fato.
⇒ A notícia tem como objetivo principal narrar acontecimentos pontuais, ou seja, fatos do cotidiano; a reportagem extrapola os limites da notícia, pois não tem como única finalidade noticiar algo; ... A reportagem é assinada pelo repórter, a notícia, não.
Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos, vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.