O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano. ... Portanto, a aprendizagem é um resultado adaptativo que tem natureza social, histórica e cultural.
O que é o construtivismo? Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
A teoria sócio-construtivista adota a tese de que o conhecimento é uma construção social fruto de interação entre os indivíduos. Você deve conhecer o nome Jean Piaget, suíço, e um dos pensadores mais importantes do século XX. ... Sendo o pioneiro no conceito do Socioconstrutivismo, ou Psicologia da Aprendizagem.
Enquanto o construcionismo social foca nos aprendizados que seriam criados por interações sociais de grupos, o socioconstrutivismo foca no aprendizado do indivíduo que acontece como resultado de sua interação com um grupo.
No método construtivista o professor é um mediador entre os alunos e a informação. A partir de situações quotidianas, da natureza ou de fantasias (história de um livro ou desenho animado) as crianças procuram informações sobre o conhecimento e tiram as suas próprias conclusões.
O cognitivismo analisa o indivíduo como um ser funcional. ... No processo de aprendizagem avalia-se a estrutura cognitiva, como sendo a organização e integração de conteúdos de suas ideias em uma área reservada de conhecimento, resultando na aprendizagem.
O método TC é usado para entender o comportamento de uma pessoa, tentando auxilia-lo da melhor forma possível. Enquanto o TCC é a sigla usada para denominar uma série de terapias.
O que é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)? Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa.
O Que é uma Análise Cognitiva? A análise cognitiva é aquela que se baseia na interpretação das emoções e comportamentos das pessoas ao passarem por determinadas situações. Ela é o oposto da avaliação comportamental, por exemplo, que acredita que o meio é que define a conduta humana e seus sentimentos.
O significado do termo cognitivo É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
Os Sistemas Cognitivos são compostos por diversas partes, como o Pensamento, onde se concentram as ideias e a capacidade de reflexão sobre determinados assuntos, conhecimento e percepções. ... Raciocínio - Combinação do desenvolvimento correto do pensamento com a capacidade de se chegar a uma conclusão coerente.
Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.
Para muitos, o pai do behaviorismo é o norte-americano John B. Watson que, em 1913, lançou o manifesto “A psicologia como um behaviorista a vê” e, um ano depois, o livro “Behavior”. Para Watson, entender o meio no qual o indivíduo está inserido ajuda a antecipar e a administrar o seu comportamento.
A Sobre o behaviorismo é correto afirmar que, o mesmo apresenta uma compreensão do ser humano de forma superficial uma vez que, não considera elementos como os sentimentos, pensamento e a cultura.
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano.
A palavra chave da teoria de Skinner é comportamento. Para ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis. ... Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.