A terapia para edema pulmonar depende dos achados clínicos, geralmente consistindo na utilização de oxigenoterapia, repouso, utilização de broncodilatadores e diuréticos. Em alguns casos de desconforto respiratório intenso, pode ser necessária a sedação do animal.
Tratamento indicado Um das principais indicações em casos de efusão pleural em pequenos animais é a toracocentese. Trata-se de uma técnica terapêutica e diagnóstica utilizada para o drenar o armazenado e coletar amostras de líquido, efusão pleural, retidos no tórax.
O tratamento para água no pulmão deve ser feito em internamento no hospital e, normalmente, é iniciado com a administração de oxigênio através de uma máscara para aliviar os sintomas como dificuldade para respirar, sensação de afogamento e chiado.
O tratamento é feito através de diuréticos que eliminam o edema pulmonar, inibidores da enzima conversora angiotensina – para diminuir a pressão interna nos átrios – e até antiarrítmicos, além de pimobendam, uma droga que reduz a carga de trabalho do coração e forma a aumentar a expectativa de vida.
O edema pulmonar cardiogênico é o acúmulo extravascular anormal de líquidos e solutos no pulmão, freqüentemente como causa da insuficiência cardíaca esquerda, podendo causar a morte do paciente devido à perturbação das trocas gasosas e da mecânica pulmonar.
A ausculta pode ser feita diretamente, com o ouvi- do sobre uma toalha no tórax, ou indiretamente, com estetoscópio. Ausculta-se todo o tórax, da frente para trás e de cima para baixo, sendo ideal realizar também a ausculta de cima para baixo e de frente para trás, esquadrinhando-se, assim, toda a área pulmonar (Fig.