As vanguardas europeias foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início do século XX; Foram movimentos de ruptura com a arte tradicional; ... Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.
A vanguarda europeia tinha por características principais o conceitualismo na arte, a rejeição aos modelos academicistas e a crítica política e social. ... São exemplos de vanguardas europeias o cubismo, o futurismo, o dadaísmo e o absurdismo.
Características do Dadaísmo
Nessa época, as vanguardas europeias que mais se destacaram foram: o Dadaísmo, o Expressionismo, o Futurismo, o Surrealismo e o Cubismo. Todas elas unidas em um único propósito: a renovação da Arte tradicional.
Cubismo, Dadaísmo, Futurismo, Expressionismo e o Surrealismo.
Principais artistas do Expressionismo Marc Chagall (1887-1985) Paul Klee (1879-1940) Wassily Kandinsky (1866-1944) ... Edvard Munch (1863-1944)
Entre os principais nomes do expressionismo estavam Fritz Bleyl, Erich Heckel, Ernst Ludwing Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Max Pechstein, Emil Nolde e Otto Mueller. No Brasil, a técnica expressionista esteve presente na arte de nomes como Anita Malfatti, Lasar Segall, Portinari, Oswaldo Goeldi e Iberê Camargo.
Expressionismo no Brasil
O Expressionismo foi um movimento artístico da vanguarda europeia que surgiu no início do século XX, na Alemanha. Os artistas dessa época buscavam retratar a realidade humana de maneira subjetiva.
Resposta. Resposta:O. Expressionismo foi um movimento artístico de vanguarda em oposição ao impressionismo francês. ... A origem das referências do expressionismo dão-se pelas obras de Van Gogh e Edvard Munch, artistas que já utilizavam de distorções e forte carga emocional.
O Expressionismo é marcado pela subjetividade do escritor, despreocupado quanto à organização do texto em estrofes, onde é feita uma análise meticulosa do subconsciente dos personagens, utilizando-se de metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, utiliza uma linguagem direta e com frases curtas.
Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões. Preferência pelo patético, trágico e sombrio.
O futurismo foi uma das vertentes das vanguardas artísticas do século XX. ... A ideia principal que os futuristas buscavam incorporar em seu procedimento artístico era principalmente a velocidade, captando, seja nas artes plásticas, seja na literatura, esse movimento acelerado que percebiam intensificar-se ao seu redor.
O Futurismo representou um movimento literário e artístico que tinha como principal característica a valorização da tecnologia e velocidade. Essa corrente faz parte das vanguardas artísticas europeias que despontaram no início do século XX.
O futurismo no Brasil foi um movimento que propagou as ideias de Filippo Tommaso Marinetti, um poeta italiano que, em 1909, publicou no jornal francês Le Figaro um manifesto que enaltecia a modernidade, a tecnologia, o movimento e a violência. ... o culto à modernidade; a conexão ideológica com o fascismo.
O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.
São características do futurismo o antitradicionalismo e o culto à guerra e à velocidade, principalmente. Esse movimento, na Europa, foi representado por artistas como os pintores Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Giacomo Balla, Gino Severini e Luigi Russolo.
Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto. Isso porque, através da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.
Russolo e Pratella, especialmente o primeiro, foram verdadeiros precursores. ... Os músicos mais conhecidos que sucederam na Itália a Pratella e Russolo foram Silvio Mix e Franco Casavola. Mais tarde foram escritos outros manifestos futuristas sobre a música.
Manifesto dei Musicisti Futuristi (Manifesto dos músicos futuristas), publicado em 11 de outubro de 1910, seguiu a linha de documentos semelhantes sobre literatura e pintura. ... Os futuristas exaltavam a violência e o conflito, e exigiam a destruição de instituições culturais, como museus e bibliotecas.
Abstrações geométricas; Movimento, tecnologia e vida urbana; Movimentos e destruição das máquinas; Religiosidade e sentimentos.