Ciclanos, ciclenos, ciclinos e benzenos são hidrocarbonetos de cadeia fechada. Ciclanos ou cicloalcanos: cadeias cíclicas que se constituem somente por ligações simples. Sua fórmula geral é CnH2n. Nomenclatura: ciclo + prefixo + an + o.
Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia fechada e com apenas ligações simples.
Os alcanos apresentam cadeia aberta formada por ligações simples. Os alcenos são formados por cadeias carbônicas abertas que apresentam uma dupla ligação. Os alcinos apresentam as cadeias carbônicas com ligações triplas. Exemplos: Etino, Propino.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2).
A gasolina é um combustível de origem fóssil, composto por uma complexa mistura de mais de 400 hidrocarbonetos derivados do processo de refinamento do petróleo. Somados a eles, mas em menores quantidades, também são encontrados enxofre, produtos oxigenados, compostos metálicos e de nitrogênio.
De acordo com a composição química, os hidrocarbonetos presentes na gasolina pertencem principalmente às classes das parafinas (normal e ramificado), olefinas, naftenos e aromáticos, e em menores quantidades, por compostos oxigenados; formados basicamente por moléculas com cadeias de 4 a 12 átomos de carbono, com ...
Composição:73% gasolina A e 27% Etanol Anidro*. álcool anidro na gasolina comum e aditivada é de 27%. A teor adicionado à gasolina premium é de 25%.
Grupo de substância de petróleo: Naftas: Gasolina Esta classe de substâncias do petróleo é composta de naftas complexas, substâncias constituídas de hidrocarbonetos com cadeias carbônicas de C4 a C12 e faixa de ebulição de -20 a 230ºC.
A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna.
comum. Ela é a gasolina tecnicamente identificada como “tipo C”, vendida em todos os postos. Trata-se da gasolina comercial, que leva adição de 27% de etanol anidro (sem água). Essa gasolina é obtida a partir do combustível do “tipo A”, que não tem nenhuma adição de etanol, e não é vendida em postos.
É normal ouvirmos pessoas dizendo que a gasolina aditivada rende mais do que a gasolina comum — entretanto, isso é um mito. Na verdade, a gasolina aditivada possui a mesma autonomia da gasolina comum, e a única diferença é que o aditivo nela colocado ajuda na limpeza do motor.
A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. ... Já a gasolina premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo.
Gasolina Comum: É um combustível que não tem aditivos de limpeza, ela não possui substâncias que protegem o motor. ... Gasolina Aditivada: É composta por aditivos e dispersantes químicos que podem ajudar na limpeza do motor. Esse detergente ajuda a “desprender” a sujeira, já os dispersantes removem essa sujeira.