Campos de experiência são, portanto, as vivências pelas quais as crianças poderão interagir e se expressar, convivendo com situações que permitam a elas explorar, pesquisar, imaginar e se movimentar. Confira a seguir os cinco campos de experiência da BNCC.
A BNCC Ensino Fundamental é composta por duas etapas: os anos iniciais e os finais do fundamental....o segundo par de letras: CI, diz respeito à componente curricular:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
Resposta. Resposta: A sexta habilidade proposta para o componente curricular Matemática, para o 9º ano do Ensino Fundamental.
Significado do código alfanumérico: EF 09 MA 06 Sexta habilidade proposta para o componente curricular Matemática, para o 9º ano do Ensino Fundamental.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto. ... (EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
As habilidades necessárias para você lidar com a leitura e interpretação de textos traduzem-se em um conjunto de operações como: observar, analisar, relacionar, concluir e comparar, entre outras.
Habilidades da BNCC na Educação Infantil Desde o ingresso na Educação Infantil, os alunos já começam a desenvolver as dez competências gerais da BNCC. Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
HABILIDADES HUMANAS: estão relacionadas com o trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais (Saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas).
Neste sentido, segundo o escritor americano Robert Katz, existem três tipos habilidades administrativas básicas, ou seja, que são essenciais no dia a dia de todo profissional de administração. São elas: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.
Capacidade de trabalhar com as pessoas com eficiência, se relacionando em grupos de trabalho. Esta habilidade é demonstrada pelo modo como o administrador se relaciona com as outras pessoas, incluindo a capacidade de motivar, facilitar, coordenar, liderar, comunicar e resolver problemas.
Sendo a habilidade tática compreendida como a capacidade de o jogador aplicar o conhecimento e a experiência que possui na otimização do uso dos recursos técnicos que domina para responder adequadamente às situações do jogo (GRECO; BENDA, 1998).
Segundo o dicionário Michaellis a palavra tática é definida como o "conjunto de meios ou recursos empregados para alcançar um resultado favorável". Sendo assim entendemos os esquemas táticos como as formas que um treinador esportivo escala sua equipe dentro de campo/quadra para superar/vencer seus adversários.
consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”.
Ao juntar a técnica e a tática, os jogadores realizam ações técnicas-táticas, ou seja, combinam as habilidades com as formas de jogo. Para isso, é possível usar inúmeras técnicas treinadas previamente em uma única tática de jogo, com ações bem desenvolvidas como: passe, simulação, desmarcação e recepção.
Freire (2006) aborda que as principais habilidades futebolísticas utilizadas são: passe, controle de bola, condução, drible, desarme, cabeceio, finalização, abaixo conceituadas: Passe é o ato de entregar a bola diretamente ao companheiro ou lançá-la em um espaço vazio, podendo ser feito de forma aérea ou rasteira.
O princípio da cobertura defensiva está relacionado às ações de apoio de um jogador “às costas” do primeiro defensor, de forma a reforçar a marcação defensiva e a evitar o avanço do portador da bola em direção à baliza.
Resposta: Para que o drible funcione corretamente, o jogador deve controlar a bola, tapeando-a contra o piso da quadra ou lançando-a para outro atleta. Ele não pode permitir que o adversário toque na bola ou tire-a de seu poder.