Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como ...
Ligamentos Glenoumerais
O ritmo escápulo-umeral, o movimento sincronizado entre o úmero e a escápula. Quando realizamos movimentos de elevação do braço, há mobilidade da escápula na forma de uma balança. É feito no movimento de abdução do ombro em uma sequência temporal, e mede a contribuição de cada articulação na amplitude de movimento.
Além da união de entre estruturas ósseas, ainda são considerados ligamentos as pequenas regiões que formam a membrana que reveste a cavidade abdominal, também denominado como peritônio. Essa estrutura mantém-se unida do diafragma à parede abdominal, estabilizando assim órgãos como o fígado, estômago e intestinos.
Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).
Ligamentos do Joelho: permitem dobrar a perna para trás; Ligamentos do Ombro: permitem levantar e girar os braços; Ligamentos do Tornozelo: permitem os movimentos do pés; Ligamentos do Quadril: permitem os movimentos da cintura.