As múltiplas inteligências são o conjunto de habilidades que compreendem as inteligências. Embora haja todas estas competências, são raros aqueles que conseguem desenvolver os 8 tipos de inteligência.
Conheça os tipos de inteligências múltiplas e como trabalhar com os alunos
A teoria das inteligências múltiplas Gardner crê que os testes de QI têm uma relevância limitada para a vida real e, segundo ele, pode haver até oito tipos diferentes de inteligência, que se aplicam em diversas áreas.
Daí, eles identificaram oito tipos de inteligência: Linguística-Verbal, Naturalista, Interpessoal, Intrapessoal, Visual-espacial, Corporal-Cinestésica, Musical e Lógico-matemática.
Os 7 tipos de inteligência identificados no trabalho de Howard Gardner são:
As teorias de Gardner frente as inteligências múltiplas são de extrema importância na sua compreensão e utilização em sala de aula. O professor deve sempre estar atento a não rotular seu aluno ou mesmo não cair na falsa idéia de que o aluno é “fraco” em determinadas áreas do saber.
Como principais resultados, a inteligência musical é a mais desenvolvida pelos acadêmicos, seguida das inteligências intrapessoal e interpessoal. Já a menos desenvolvida é a lógico-matemática. Em relação aos docentes, a inteligência mais presente é a linguística, seguida da interpessoal e da intrapessoal.
A inteligência verbal, lingüística ou cognitiva é estruturada mentalmente através do diálogo, da leitura e do raciocínio. ... Estas capacidades, de modo retroativo, estão em constante processo de reciclagem e re-elaboração pelo processo lingüístico. A linguagem melhora o cérebro e o cérebro aprimora a linguagem.