Mas o que podemos entender por experiência social? É uma noção que designa as condutas individuais e coletivas dominadas pela heterogeneidade dos seus princípios constitutivos e pela atividade dos indivíduos que devem construir o sentido das suas práticas no bojo desta heterogeneidade (DUBET, 1994).
A Vivência, por seu turno, denota um tempo rápido, pontilhado, cadenciado, a comunicação vista à luz da sociedade de informação. As vivências requerem uma comunicação mais fugaz e efémera, a experiência vivida como algo que não pode esperar, algo que é sentido e imediatamente partilhado ao mundo.
O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do estudo, do ensino ou da experiência. A construção de conhecimentos em sala de aula deve se constituir de forma gradativa adequando-se a cada estágio do desenvolvimento da criança.
9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil
10 atividades para fazer com os pequenos nas aulas de educação infantil a distância
Durante as aulas remotas, é importante relembrar das atividades de psicomotricidade. Você pode gravar vídeos curtos com tarefas lúdicas de coordenação motora fina (dedoches, separando grãos, argolas coloridas, pregando botões). Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?
Em linhas gerais, podem ser consideradas atividades lúdicas aquelas que têm por objetivo promover a interação entre os participantes de forma prazerosa durante sua realização. Contudo, a prática escolhida precisa ter um objetivo claro para que eles possam ser direcionados corretamente e obter o aprendizado desejado.
Tipos de Atividades recreativas
adjetivo Que recreia, que distrai; capaz de entreter alguém ou si mesmo com algum tipo de divertimento, distração; recreador: leitura recreativa. Etimologia (origem da palavra recreativo). Do latim recreatus + ivo.
Promove atividades recreativas, brincadeiras e jogos lúdicos, visando o entretenimento, integração social e desenvolvimento pessoal.
278) a atividade lúdica é a ação expressada por meio de brincadeiras e jogos. O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos isto proporciona que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo.
A atividade lúdica, o jogo, é muito importante para a formação da criança e, na escola, este é o espaço no qual a inclusão ocorrerá de forma mais natural, segundo Staimback (1999, XII- apud GIL) a escola "é um lugar dos quais todos fazem parte, em que todos são aceitos, onde todos ajudam e são ajudados por seus colegas ...
A utilização de jogos, brinquedos e materiais didáticos, como estratégias no processo de ensino e aprendizagem, favorece o desenvolvimento de distintas atividades lúdicas, significativas e contextualizadas em relação em estudante.
Os jogos lúdicos podem ser uma excelente forma de trabalhar várias formas de conhecimento, já que o jogo naturalmente envolve o aprender, pois instiga o aluno a pensar novas possibilidades, além de colocá-lo em contato com o desafio e novos saberes.
As aulas lúdicas devem transmitir os conteúdos, combiná-los, possibilitando que o aprendente perceba que não está apenas brincando em aula, mas que está armazenando conhecimentos. Não podemos optar pelo esvaziamento do conteúdo: aulas gostosas, descontraídas, onde não se aprende nada.
O professor de Educação infantil deve reconhecer o ato de brincar como um recurso pedagógico em sala de aula. ... Brincando a criança aprende. A brincadeira facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
As únicas limitações encontradas foram como já mencionadas anteriormente, a dificuldade da professora repassar conhecimentos em língua inglesa e o pouco tempo para repassar os conteúdos e desenvolver as atividades, isto porque o aluno com necessidades especiais precisam de mais tempo para aprender.