EQST

O Que So Espaços Fasciais?

O que são espaços Fasciais?

Os espaços fasciais são áreas bem delimitadas por fáscias e músculos. No indivíduo sadio, são virtuais, sendo preenchidos por tecido conjuntivo frouxo, tecido adiposo ou por estruturas neurovasculares.

Quais são os espaços Fasciais primários e secundários?

Os espaços faciais comprometidos foram avaliados segundo achados clínicos, imaginológicos e cirúrgicos, e classificados em primários (os espaços canino, bucal, infratemporal, submentual, submandibular e sublingual) e secundários (os espaços massetéri- co, pterigomandibular, temporal superficial e profundo, lateral da ...

Quais são as infecções Odontogênicas?

Infecções ontogênicas são condições clínicas caracterizadas pela disseminação do processo infeccioso aos tecidos e espaços fasciais da região de cabeça e pescoço a partir de foco dentário, podendo provocar complicações graves, como angina de Ludwig.

Quais podem ser as vias de origem causas de uma infecção Odontogênicas?

As infecções de origem odontogênica podem ocorrer por duas vias principais: a periapical (mais comum) e a periodontal. Pela via periapical, a partir de uma polpa dentária necrosada, as bactérias se disseminam para áreas de menor resistência.

O que é espaço submandibular?

(Angina de Ludwig) A infecção do espaço submandibular é a celulite aguda dos tecidos moles abaixo da boca. Os sintomas incluem dor, disfagia e obstrução das vias respiratórias potencialmente fatal. O diagnóstico quase sempre é clínico.

O que é infecção Odontogenica?

As infecções odontogênicas são aquelas originadas dos tecidos dentais e de suporte. Em determinadas situações, podem se disseminar para os espaços fasciais subjacentes, tornandose complexas1.

O que são infecções Odontogenicas?

As infecções odontogênicas são aquelas originadas dos tecidos dentais e de suporte. Em determinadas situações, podem se disseminar para os espaços fasciais subjacentes, tornandose complexas1.

O que caracteriza como grave uma infecção na região Maxilo-facial?

Infecções maxilofaciais graves são caracterizadas pela disseminação do processo infeccioso aos tecidos adjacentes e espaços faciais da região de cabeça e pescoço. Sua principal natureza é odontogênica, que tem início por meio da infecção periapical e doença periodontal.

O que é a angina de Ludwig?

A angina de Ludwig é um tipo de infecção bacteriana que afeta o assoalho da mandíbula do paciente e seu pescoço fazendo com que ele necessite de cuidados médicos imediatos para evitar que as bactérias atinjam sua corrente sanguínea e se espalhem por outros pontos de seu corpo.

Como diagnosticar angina de Ludwig?

A tomografia computadorizada é o exame de escolha para o diagnóstico da angina de Ludwig [3], porém sua realização não deve atrasar o início da antibioticoterapia e só deve ser realizada no paciente que apresente estabilidade clínica e via aérea segura.

Quais os tipos de alveolite?

Existem dois tipos de alveolite:
  1. Alveolite seca. Na alveolite seca, o osso e as terminações nervosas encontram-se expostas, causando muita dor, que é constante e pode irradiar para o rosto, pescoço e ouvido.
  2. Alveolite purulenta.

O que pode causar angina de Ludwig?

Geralmente, a angina de Ludwig começa por conta de algum problema odontológico. O paciente pode ter, por exemplo, uma cárie em sua boca que acaba por desenvolver um abscesso, ou seja, um ponto de inflamação onde há um acúmulo de pus e bactérias.

Como ocorre a angina de Ludwig?

A angina de Ludwig ocorre quando os tecidos moles no assoalho da boca e pescoço ficam gravemente infectados. Pessoas com diabetes, cárie ou com o sistema imunológico debilitado correm maior risco de desenvolver essa grave doença, observa o StatPearls.

O que é angina de Ludwig sintomas?

Os sintomas de angina de ludwig incluem aumento da produção de saliva, febre alta, dor e dificuldade para abrir a boca e engolir. É importante que o diagnóstico seja feito assim que surgirem os primeiros sintomas, pois assim é possível iniciar o tratamento logo em seguida, que normalmente envolve o uso de antibióticos.