* Padrão Normal – Residência Unifamiliar (R1), Prédio Popular (PP-4), Residência Multifamiliar (R8) e Residência Multifamiliar (R16); * Padrão Alto – Residência Unifamiliar (R1), Residência Multifamiliar (R8) e Residência Multifamiliar (R16);
Como utilizar o CUB de maneira correta Fazer uma estimativa com o CUB não é simplesmente pegar o custo fornecido pelo Sinduscon do seu estado e multiplicar pela área construída. Faça isso e o seu valor irá ficar muito abaixo do custo correto.
Os valores fechados em contrato devem ser todos transformados em CUB, utilizando-se o índice do mês, desta maneira nos meses subsequentes fica mais fácil sua atualização, para isso, basta pegarmos o valor resultante da divisão entre o valor que tínhamos em contrato dividido pelo índice do mês utilizado, e multiplicar ...
Os valores abaixo referem-se aos Custos Unitários Básicos de construção (CUB/m²), calculados de acordo com a Lei Federal nº. 4.
Segundo a OS/INSS/DAF 161/97, o enquadramento no padrão da construção é efetuado em função da área média, entendendo como de "padrão normal" a construção residencial de área com mais de 100m2 até 250m2 e como de "padrão alto" a construção residencial de área superior a 250m2.
Um projeto padrão costuma seguir um modelo padronizado. Para entender por que os padrões são tão utilizados dentro desse segmento, vamos pensar um pouco sobre o significado dessa palavra. A padronização tem a ver com a submissão de um processo a determinado modelo ou método.
I – 900m² (novecentos metros quadrados), no caso de 1 (uma) esquina; II – 1.
Significado de alto padrão: Elogio a algo muito bom que está numa categoria/classe muito elevada.
Os imóveis de alto padrão são construídos com materiais de primeira linha e utilizam equipamentos de igual qualidade. Isso significa que o funcionamento do imóvel será mantido sempre em ordem, apresentando poucos problemas e necessidade reduzida de reparos e reformas.