Visconde do Rio Branco (Minas Gerais)
Na agricultura, os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. Na pecuária, o maior rebanho são os dos bovinos, e o estado de Minas Gerais é o principal criador.
Principais Atividades Econômicas: processamento de minérios, indústria, agricultura, serviços, informática e biotecnologia e medicina.
Geografia. Localizada junto à serra do Curral, Belo Horizonte está a 894 metros de altitude. Possui clima agradável (média de 22°C), com belas cachoeiras e grutas. A quaresmeira é a árvore-símbolo da cidade.
Belo Horizonte é a atual capital do Estado de Minas Gerais. Há uma principal razão para sua fundação: Ouro Preto, a antiga capital de Minas Gerais já estava "espremida" entre as montanhas, e então não conseguia mais crescer socio-economicamente.
Belo Horizonte é considerada um dos maiores centros financeiros do Brasil. Sua economia está pautada no setor terciário, se concentrando em serviços financeiros, comércio, atividades imobiliárias, administração pública e atividades de lazer.
A região de Belo Horizonte começou a ser povoada em 1701, pelo bandeirante João Leite Ortiz. Em suas terras, nasceu o arraial de Curral del-Rei, em 1707, nome que iria perdurar até a fundação da nova cidade. ... A cidade foi construída de forma planejada, inspirada nos modelos urbanos de Paris e Washington.
A cidade de Belo Horizonte (atual capital de Minas Gerais) foi fundada em 1897 e é uma das principais cidades de nosso país Republicano. ... Muitos historiadores acreditam que a cidade levou esse nome por conta do projeto de urbanização para a nova capital do estado de Minas Gerais, que foi implantado em 1894.
O pequeno e antigo Curral Del Rey hoje é a cidade de Belo Horizonte que foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. A cidade, emoldurada pela Serra do Curral, que lhe confere uma forte referência histórica, recebeu o nome em razão das vastas terras planas que davam a oportunidade de avistar um lindo horizonte.
Mas, logo em seguida à Proclamação da República (1889), quando João Pinheiro (1860-1908) presidia o estado, foi que surgiu pela primeira vez o nome Belo Horizonte, mais especificamente Arraial de Belo Horizonte.