O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores.
“O objetivo da validação de um método analítico é demonstrar que é adequado para o seu propósito”. Validação de um método analítico é o processo que fornece uma evidência documentada, através de estudos de laboratório, de que realiza aquilo para o qual é indicado para fazer.
Um bom planejamento deve conter, minimamente, as etapas de:
Os quatro métodos principais, propostos para o estudo da exatidão, são baseados no uso de material de referência certificado (MRC), na comparação do método proposto com um método de referência, no uso de ensaios de recuperação na matriz e em estudos colaborativos (20).
A exatidão mostra que o valor da medida está muito próximo do valor real, e a precisão indica o quanto as medidas repetidas estão próximas umas das outras. Em laboratórios e indústrias químicas, as medições são muito importantes, e um erro pode fazer com que anos de pesquisa sejam jogados fora.
O Limite de Quantificação (LOQ) é a menor quantidade ou concentração de transgênico que pode ser determinada quantitativamente com precisão e exatidão. O LOQ deve ser menor do que 1/10 do valor da concentração alvo.
5. Certeza, precisão ou pontualidade. 6. [ Física ] Grau de aproximação entre o valor de uma medição e o valor verdadeiro da grandeza medida.
O limite de detecção do equipamento (LDE) é definido como a concentração do analito que produz um sinal de três a cinco vezes a razão sinal/ruído do equipamento. o seu desvio padrão e k um fator numérico escolhido de acordo com o nível de confiança exigido, geralmente igual a 3. essa probabilidade é 6,7%.
O branco mede a resposta instrumental do procedimento analítico para impurezas ou espécies interferentes nos reagentes. Os brancos indicam a interferência de outras espécies na amostra e os traços de analito encontrados nos reagentes usados na preservação, preparação e análise.
Os brancos de campo são amostradores idênticos aos utilizados na amostragem e atuam como amostras de controle para análises químicas, a fim de verificar a ocorrência de uma possível contaminação das amostras durante o preparo para amostragem, transporte e armazenamento até ser realizada a análise.