Uma abertura executada na parede lateral ou no fundo de um recipiente que contenha líquido, e que possibilita o escoamento desse líquido, é genericamente denominada orifício.
CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total). Quando você chegar ao valor total você conseguirá calcular o melhor preço de venda para sua empresa. Esteja atento a alguns custos que não são padrões como imposto reincidentes e custos indiretos.
12) Qual a velocidade do jato e qual a descarga de um orifício padrão (cv = 0,98 e cd = 0,61), com 6 cm de diâmetro, situado na parede vertical de um reservatório, com o centro 3 m abaixo da superfície da água? Resposta: v = 7,52 m/s; Q = 13,23 l/s.
19) Qual a vazão de uma comporta retangular com 0,60 m de largura e 1,00 m de altura, estando o nível da água a 0,20 m acima do seu bordo superior. A comporta tem descarga livre, e o seu coeficiente de vazão é 0,6.
Se o valor da espessura da parede estiver compreendido entre dois e três vezes o diâmetro do orifício (2d < e < 3d), teremos o caso de um bocal, se for superior a três vezes o diâmetro do orifício (e > 3d), o escoamento será em conduto forçado (assunto que será abordado posteriormente no Capítulo III).
O conceito é bem simples: custo médio, também chamado de preço médio ponderado é basicamente o resultado da divisão do saldo financeiro pelo físico. Ou seja, o CM é alcançado pela soma do investimento, dividido pela quantidade de itens comprados e em estoque.