A semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo (semiose) e do significado de comunicação. Não deve ser confundida com a tradição saussureana denominada semiologia, que é um subconjunto da semiótica. ... Alguns semióticos priorizam as dimensões lógicas da ciência.
Essa capacidade de raciocínio clínico se conhece em enfermagem por semiologia, que é o ato de investigar e estudar sinais e sintomas apresentados pelo paciente, à luz, dos conceitos da profissão. A semiologia é base para se formular um diagnóstico clínico.
A Semiologia é a investigação e o estudo dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente, centrados na realização do exame físico. A Semiotécnica diz respeito ao estudo e ensino da técnica e dos procedimentos necessários ao cuidar que sucedem ao exame físico (POSSO, 2006).
" Analisar sinais e sintomas desenvolvendo o raciocínio clínico, chegando a diagnósticos sindrômicos. " Compreender os princípios da bioética e saber aplicá-los no atendimento dos pacientes.
Semiologia clínica é a arte de examinar. Ela oferece a oportunidade de conhecer o paciente não só quanto às suas queixas, como também a sua pessoa, as condições sociais, influências genéticas, hábitos de vida e aspectos da personalidade./span>
Semiologia esta relaciona da ao estudo dos sintomas das doenças, é muito importante para assertividade de um diagnostico das enfermidades. A semiologia aplicada a fisioterapia traz recursos para avaliação das enfermidades musculoesqueléticas, qualificando e descrendo, enumerando as.
As manobras de semiotécnica são os recursos clínicos utilizados para colher sinais. Podem ser realizadas diretamente, por meio dos órgãos dos sentidos do examinador, ou indiretamente, com a utilização de instrumentos e aparelhos que de alguma forma ampliem os sentidos.
Diascopia. Usa-se diascopia para determinar se o eritema em uma lesão ocorre por causa do sangue dentro dos vasos superficiais (leões inflamatórias ou vasculares) ou se devido á hemorragia (petéquias ou púrpura). Pressiona-se uma lâmina de microscopia contra a lesão (diascopia) para observar se ela empalidece.
A auscultação deve ser realizada com o animal ereto (posição normal cardíaca) e em um ambiente silencioso....Deve-se auscultar pulmão e coração separadamente para identificar os seguintes pontos:
INSPEÇÃO é a avaliação visual sistemática do paciente. Baseia-se no sentido da visão. DIRETA E INDIRETA (ESPELHO). O examinador a utiliza a cada momento em que olha o seu paciente: os traços anatômicos, fisiológicos, psíquicos.
Exame físico Exame extra-oral. Avaliar presença de qualquer alteração de cor ou textura na pele, presença de linfonodos palpáveis, etc... Exame intra-oral. Avaliar as mucosas, língua, palato e lábios.
Nos dados pessoais são necessários: nome, sexo, data de nascimento, estado civil, cor/raça, profissão, RG e/ou CPF, endereço, nº, bairro, cidade/UF, telefone fixo e/ou celular para contato./span>