Avaliar o estado de saúde da mulher e do recém-nascido. Orientar e apoiar a família para a amamentação. Orientar os cuidados básicos com o recém-nascido. Avaliar a interação da mãe com o recém-nascido.
Ela também passou por momentos intensos, em alguns casos até por uma cirurgia, como em um parto cesáreo. O período após o parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo.
Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).
De acordo com a especialista, que trabalha com gestação, parto e acompanhamento no pós-parto há mais de 30 anos, é preciso esperar sem ansiedades o tempo necessário para o corpo se recuperar da gestação. São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.
Loquiação: as perdas que escoam pelo trato vaginal após o parto são designadas de lóquios....
Nos primeiros 3 dias de pós-parto, tem-se a loquiação vermelha (locchia rubra). Do 3º ao 10º dia, tem-se a locchia fusca, de coloração acastanhada. Entre o 10º e o 21º dia, tem-se a locchia flava (loquiação amarela), de aspecto purulento e com odor semelhante a queijo.
Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.
Os lóquios Estão compostos por sangue, secreção da ferida, mucosa e resíduos de tecido da placenta. Devido ao sangramento durante o puerpério, apresentam inicialmente uma cor vermelha clara, que, à medida que a ferida interna vai cicatrizando, se tornam rosáceos, pardacentos e, no final do puerpério, branco amarelado.
A loquiação é o sangramento decorrente da cicatrização desse órgão depois da gestação. “Temos que saber a diferença da loquiação e da menstruação. A menstruação vem do endométrio – o útero fica preparado para receber o bebê, as paredes engrossam, e, quando não recebe nada, esse tecido sai.
Endometrite puerperal é a infecção uterina tipicamente causada por bactérias que ascendem do trato genital inferior ou do trato gastrointestinal.
O mais comum é o Streptococcus pyogenes. As infecções pós-parto, quando não causam a morte, podem levar a outras complicações, como a doença pélvica inflamatória e a infertilidade. A endometrite é complicação frequente.