A SAÚDE COLETIVA é uma área de conhecimento multidisciplinar construída na interface dos conhecimentos produzidos pelas ciências biomédicas e pelas ciências sociais. Dentre outros, tem por objetivo investigar os determinantes da produção social das doenças com o fito de planejar a organização dos serviços de saúde.
O Curso de Saúde Coletiva é uma graduação com duração de quatro anos, que forma profissionais preparados para atuar com a aplicação de técnicas e conhecimentos para intermediar nos problemas de saúde, tendo o objetivo de promover melhorias da qualidade de vida das pessoas.
Quais são os três principais núcleos em que a saúde coletiva se fundamenta? Epidemiologia; Ciências Humanas e Sociais em Saúde; Política do Planejamento e/ou da Planificação da Gestão de Sistemas de Saúde.
É necessário salientar que o saneamento é a base de todo o sistema de saúde de um país. A saúde pública está intimamente ligada ao saneamento. O aumento de doenças infecciosas e contagiosas aumenta proporcionalmente à falta de saneamento e inversamente é a mesma coisa.
Resposta. Resposta: Os especialistas da saúde pública se concentram mais nas consequências dos problemas sociais para a saúde, enquanto outros ramos da medicina concentram-se no indivíduo.
E a formação como especialista em saúde pública permite atuar em áreas como epidemiologia, nutrição, saneamento ambiental, sustentabilidade, condições sociais e de saúde, política e gestão em saúde, gerenciamento de recursos humanos, justiça social e ética, sistemas e instituições internacionais de saúde, entre outros.
A área de saúde pública é um campo de atuação em crescente expansão. Ser especialista neste segmento possibilita ao profissional atuar em áreas como epidemiologia, política e gestão, gerenciamento, justiça social, entre outros.